Português, perguntado por GreeyJojofag, 6 meses atrás

Produza um texto dissertativo-argumentativo.

Tema: As consequências para as pessoas dos boatos e mentiras espalhados pela internet


MoriAkemi: eh estilo enem?
MoriAkemi: ou unesp/fuvest?

Soluções para a tarefa

Respondido por MoriAkemi
1

Resposta:

Em 2014, Fabiane Maria de Jesus fora morta pelos moradores de Guarujá, São Paulo, devido a uma informação falsa que havia sido compartilhada pela rede social, Facebook, sendo acusada erroneamente de que estaria sequestrando crianças para um "ritual de magia negra".  Em vista deste infeliz acaso, a capacidade que o boato e a mentira é capaz de fazer é absurdamente grande, a ponto de ser utilizado como instrumento na manipulação política, social e psíquica. Logo, suas consequências são, muitas vezes, desastrosas, especialmente pela internet, cuja ferramenta torna-se mais fácil de alcançar um número alto de usuários.

Em primeira instância, é importante ressaltar que o século XXI é caracterizado pela sensação da ausência de tempo, pela ansiedade e do medo de estar desatualizado, tais fatores provenientes do sistema capitalista atual, cujo fito é produzir uma gama de profissionais capacitados que competem entre si constantemente. De modo que, de acordo com o Instituto de Estudo e Pesquisa de Mumbai, o F.O.M.O., ou "fear of misssing out", está relacionado com o acréscimo na disseminação de "fake news", pois, devido a necessidade de estar atualizado, os usuários encontram-se "sem tempo" ou "paciência" para conferir se tal fato é verídico, sendo, então, um comportamento vicioso e prejudicial. Portanto, pode-se afirmar que, mesmo que o ato de criar boatos seja antiquado na história da humanidade, o compartilhamento de inverdades tornou-se proeminente na era da tecnologia, não apenas pela rapidez da velocidade de divulgar dados, mas pela mudança comportamental dos indivíduos devido à dependência tecnológica.

Ademais, a ausência do senso crítico é um fator primordial para a disseminação de mentiras, em vista que, para o filósofo e professor Paulo Freire, a sua necessidade é requisitada para a reflexão e a formação de opiniões críticas, podendo ser utilizada como um meio de combater as desinformações e de promover a capacidade e busca por informações verídicas. Ainda que, como conclui o pesquisador Sérgio Haddad, o programa de educação de Freire seja uma ameaça para a elite brasileira, o que levou na sua demonização, com o intuito de impedir a formação de uma população crítica, por esta razão não é empregada na educação, o que contribuiu para uma massa alienada. Assim sendo, um povo sem o conhecimento e a proatividade em refletir fortalece no compartilhamento e no crer em fatos irreais.

Em suma, é imperiosa a ação provinda do Estado em fornecer uma educação quanto a internet, seu uso e como usá-la de forma benéfica, seja por meio de palestras ou cursos gratuitos, em especial, para os alunos do fundamental II, já que a juventude tem se tornado cada vez mais ativa e conectada no mundo virtual, além de uma mudança no sistema educacional que possa fomentar o ato de reflexão por parte dos alunos, vindo por parte do Ministério da Educação. Haja vista, tais medidas sejam realizadas, poderá, então, garantir um povo brasileiro consciente de seus atos, direitos e posicionamento político na sociedade.

(estilo ENEM)

Se a redação for modelo Unesp/Fuvest, o último parágrafo deverá ser a conclusão do teu pensamento, no caso a síntese dos teus argumentos e do posicionamento a respeito do tema. Nessa caso, você teria que escrever o porquê as fake news causam tais consequências, quais delas e como afetam a sociedade.


GreeyJojofag: caraca, vlw mano
MoriAkemi: tmj mn
Perguntas interessantes