produza um texto com o tema machismo e o relacionamento homem/mulher
-introduçao
-na sociedade atual
-ddesenvolvimento
-apresente seu ponto de vista com argumentos
gente e pra amanha me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nos últimos meses notícias sobre estupros coletivos envolvendo tanto vítimas quanto agressores menores de idade têm chocado o país. Na cidade de Castelo, no Piauí, 4 adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foram estupradas, espancadas e jogadas de um penhasco por 1 homem e outros 4 menores de idade. Uma das vítimas morreu. Em Capistrano, no Ceará, 3 adolescentes e dois homens estupraram 2 garotas - uma conseguiu fugir, outra acabou assassinada. No Estado do Rio de Janeiro, o número de estupros registrados caiu no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, mas ainda assim soma assustadores 420 ocorrências. Uma pesquisa realizada pelo Ipea em 2014 e a capa da Revista Superinteressante deste mês ainda apontam: é bastante comum culpar a vítima, como se ela, por suas roupas ou comportamento, estivesse "pedindo" para sofrer a agressão, seja física ou verbal. Outras questões que ainda afligem as mulheres são menores salários em relação aos homens, a pouca representatividade política (apesar de ter uma mulher na presidência, o número de parlamentares do sexo feminino é irrisório) e o medo constante de serem abusadas ou assediadas.
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto através de outros meios, levantar os principais argumentos e realizar uma crítica análise dos mesmos, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Explicação:
Resposta:
Introdução
O termo “machista” deriva da palavra macho, na prática está associado a uma masculinidade exacerbada, a uma sensação de superioridade sob o feminino pautada unicamente no seu sexo e reafirmada através dos “deveres” para com a família.
Existe uma regra e/ou padrão que a sociedade construiu para separar a imagem feminina da masculina; a exemplo desse padrão destaca-se a questão de a mulher usar rosa e o homem azul.
A respeito dessa ideia, o machismo faz relação entre os gêneros, especificando assim que as mulheres são inferiores aos homens. A partir desse ponto, observamos que a imagem feminina tem seus passos éticos e sociais limitados.
Portanto, as mulheres não possuem os mesmos direitos que os homens; como o artigo 5° da Constituição Federal afirma, pois, a cultura machista ainda prevalece principalmente nas questões salariais e nas oportunidades de emprego; embora as mudanças venham ocorrendo gradativamente. Deste modo o projeto se justificativa levantando uma discussão a partir do machismo na sociedade; discutindo a desigualdade de gênero. Compreendendo que o machismo continua existindo, apesar de as mulheres estarem independentes e conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade.
na sociadede atual
Hoje infelizmente vivemos em uma sociedade machista
oque e uma sociedade machista
Em um termo mais amplo, o machismo, por ser um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, é a ideia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.
Enquanto ela desenvolve-se como um ser social, é ensinada a como sentar, agir, falar, brincar, pensar; qual tipo de roupa deve utilizar, as cores que são “de menina”, as profissões as quais ela deve ter aptidão, assim como desde cedo é imposto o gosto pelos cuidados da casa.
discutir a desigualdade de gênero, a partir das ideias construídas de gênero e relação, expondo a desigualdade sexual que apresenta inferioridade e diferença entre homens e mulheres, pontuando como principal causa o machismo, comportamento construído ao longo da história e que é mantido até hoje. Demonstra o machismo como atitude de prepotência (poder mais alto) dos homens relativamente ás mulheres. Ideologia essa que descende principalmente do seio familiar, ou seja, esse preconceito é uma bagagem cultural, grande fator para a formação da vida social do indivíduo. Esse estudo tem por objetivo compreender que o machismo continua existindo, além de discutir os conceitos de gênero, analisa as raízes, crenças, ideias e valores no meio familiar e também identifica os direitos e a identidade da mulher, que apesar de existir, é negado na sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi dedutiva com forma qualitativa, por meio de livros, artigos e periódicos para obter aprofundamento e explicitar as informações essenciais. Assim, através da luta e da mobilização, as mulheres denunciam e lutam contra a violência machista, gerando uma consciência feminista em busca de seus direitos e de promover a igualdade de gênero.
Explicação: