produza um texto com, no mínimo 20 linhas, que contenha as seguintes palavras/expressões: REUNIÃO DOS ESTADO GERAIS, BASTILHA, CONSTITUIÇÃO, D. JOÃO, PORTUGAL, NAPOLEÃO, FUGA, BRASIL, ABERTURA DOS PORTOS.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Abertura dos Portos
Por Fernando Roque Fernandes
Mestre em História (UFAM, 2015)
Graduado em História (Uninorte, 2012)
Categorias: Brasil Colônia, História do Brasil
Faça os exercícios!
Compartilhe:
A Abertura dos Portos (1808) foi um tratado econômico assinado entre Portugal e Inglaterra no contexto das Guerras Napoleônicas. Este se caracterizou pela possibilidade das colônias portuguesas, na América, estabelecerem relações comerciais com outras nações europeias. Este tratado pôs fim à exclusividade portuguesa de ser a única nação europeia a manter relações comerciais com os Estados do Brasil e Maranhão. Em certo sentido, tal exclusividade econômica se constituía como a base da condição de colônia daqueles Estados. Alguns estudiosos consideram que a Abertura dos Portos foi o primeiro passo do processo de Independência do Brasil (1822).
No contexto de sua assinatura, ocorreram outros acontecimentos que marcaram a História do Brasil e da Europa. Napoleão Bonaparte empreendia grandes invasões em vários Estados Absolutistas e estabelecia relações de paz com aqueles que se anexavam pacificamente ao Império Francês. Como resultado de suas relações conflituosas com a Inglaterra, os franceses decretaram o Bloqueio Continental que proibia qualquer país daquele território de manter relações comerciais com os ingleses. Por conta de suas históricas relações comerciais com a Inglaterra, Portugal se viu obrigada a furar o bloqueio. As consequências foram as invasões das terras portuguesas pelos franceses.