) Produza um texto autoral, com começo meio e fim, onde apareçam, necessariamente: a) rápida apresentação das distintas definições de humano na filosofia antiga, medieval, moderna e contemporânea. b) uma reflexão sobre as seguintes questões: é possível definir o que o humano é essencialmente ou a natureza humana é mutável e produto da história? Dependendo da sua resposta, explique e dê exemplos de como o meio altera ou não interfere no tipo humano do nosso tempo.
Soluções para a tarefa
O homem começou a pensou a si mesmo através dos mitos, explicando sua existência por meio de forças divinas, personagens heroicos e, assim pode dar sentido à sua vida e lidar de modo mais seguro com seu dia a dia.
Com o passar do tempo, surge a necessidade racional de se perguntar pela essência humana, isto é, perguntar por aquilo que diferencia os seres humanos de todos os outros seres do mundo: o que faz o ser humano ser quem ele é.
Surgem os primeiros filósofos gregos preocupados com o princípio, a essência, o movimento. Muitos e diferentes pensamentos sobre a natureza e sobre o conhecimento, levam o homem a racionalizar sua existência e sua realidade.
Para o homem medieval, o ser humano é imagem e semelhança de Deus. É a fé, não mais a razão, que explica e dá sentido a vida humana. Sendo homem e a natureza criação divina, resta ao homem buscar sua salvação, diante das mazelas morais e físicas que condenam sua existência.
A modernidade rompe com a centralização no divino, voltando sua atenção para a razão. Diferente da racionalidade grega, o ser humano passa a ser o sujeito que compreende a realidade
Assim, o ser humano na modernidade, é essencialmente sujeito: nele está o critério da verdade dos objetos e sem ele a realidade não pode ser considerada verdadeira ou falsa. É a ciência, a experiência, o método que dão significado ao ser.
O ser humano na contemporaneidade, se percebe formado pelas relações sociais em que vive. Somos seres sociais e temos consciência de nossas relações, não é a razão que nos determina pois somos seres que desejam e não somente seres que pensam. Nossos pensamentos são orientados pelos nossos desejos.
O ser humano é certamente produto do tempo e espaço em que vive. Como o ser humano interpreta a si mesmo e compreende a realidade, perpassa uma verdade única. O ser humano está em constante construção.
Bons estudos!