Filosofia, perguntado por paloma4434, 6 meses atrás

Produza um texto argumentativo falando sobre a importância da política e da participação da juventude no ambiente político.​

Soluções para a tarefa

Respondido por stefanesb19
3

Resposta:

Política:

O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil; Outros a definem como conhecimento ou estudo "das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados".

Participação da Juventude no Ambiente Político:

No cotidiano dos jovens, percebe-se nas discussões sobre política, que há variações de idéias e visões. Alguns estudantes entendem política como meio de formação social e pessoal, enquanto outros vêm a política como luta pela garantia de direitos, outros ainda como desgaste, descrédito, sem capacidade de atender os anseios do povo. Nota-se uma juventude insatisfeita com seus representantes.

Dessa discussão, verifica-se a juventude como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, mas que tem especificidades que marcam a vida de cada um.

A juventude constitui um momento determinado, mas não se reduz a uma passagem; ela assume uma importância em si mesma. Todo esse processo é influenciado pelo meio social concreto no qual se desenvolve. Essas orientações devem pressupor os jovens como sujeitos dotados de autonomia e como interlocutores ativos na formulação, execução e avaliação das políticas a eles destinadas, vale aponta ainda que:

A participação política dos estudantes em um movimento unificado em torno de reivindicações estudantis específicas deve ser entendida a partir da diversidade dos momentos históricos, assumindo formas radicais ou moderadas, de contestação ou de apoio à ordem vigente. Para tanto, é fundamental o poder de organização dos estudantes e de articulação com interesses políticos de outros setores da sociedade.

No Brasil, as abordagens sociológicas do movimento estudantil, datam particularmente da década de 60.

Explicação:

Espero ter ajudado!!!

Bons estudos!!!!

Perguntas interessantes