Produza um texto apresentando os principais aspectos socioeconômicos das cinco regiões africanas: Norte da África, África Central, África Ocidental, África Oriental e Sul da África.
Soluções para a tarefa
Tem uma distribuição de população muito desigual, com grande densidade demográfica nas áreas de maior umidade. Nas áreas de deserto, a população é escassa, formada por árabes e berberes, adeptos do islamismo.
Não possui as melhores condições para a lavoura mas apresenta uma agricultura mediterrânea, cultivando vinhas, oliveiras, cítricos e tâmaras. Pratica-se, ainda, uma pecuária extensiva nas áreas de clima semiárido. A pecuária desloca-se no deserto, a depender das condições climáticas.
Já na África Central, composta de República Centro-Africana, República do Congo e República Democrática do Congo, predomina o clima de calor e umidade, presentes as florestas equatoriais.
Sua população é menos densa, majoritariamente composta por uma etnia negra do grupo banto. Os países mais populosos da África Central são Zaire e Angola.
A exploração mineral é maior para o Zaire e Angola, onde são encontradas jazidas de cobre, cobalto, manganês e ferro. Pratica-se, também, o extrativismo vegetal, notadamente de madeira, explorado pela economia regional.
Há, como em todo o continente, poucas indústrias, mas os lençóis petrolíferos descobertos na faixa litorânea e o grande potencial hidrelétrico que esses países possuem oferecem possibilidade de progresso.
O que se considera a África Ocidental, localiza-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné e nela são abrangidos 17 países independentes.
Por estar entre o deserto e o golfo, o clima da região é do tipo equatorial. A vegetação é formada por savanas na parte setentrional e florestas na parte meridional, onde chove bastante.
Sua densidade demográfica é menor nas regiões sob influência do Saara e maior no sul. A Nigéria alberga cerca de 60% de sua população.
Na atividade econômica pratica-se a agricultura, alternada entre a agricultura de subsistência e a plantação de produtos que se destinam à exportação, como o café, cacau, amendoim, banana e outros.
Na África Ocidental expande-se a industrialização, embora dependente dos capitais estrangeiros, especialmente na Nigéria, Costa do Marfim e Senegal.
A área da África Oriental compreende o território que vai da bacia hidrográfica do rio Congo até as águas do mar Vermelho e do oceano Índico. Os países que são agrupados pela África Oriental são no total dez: Eritreia, Etiópia, Djibuti, Somália, Quênia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi e Seychelles.
Vive um clima predominante, o tropical, com atenuação das temperaturas pela altitude. Sua vegetação é formada pelas florestas equatoriais, pelas savanas e pelas estepes.
Com uma economia enfraquecida por conflitos e por guerras, baseia-se em agricultura, que se organiza principalmente de acordo com o sistema de plantation. Dedica-se aos produtos de exportação que são o café e o algodão. Há escassez de recursos minerais, limitados em jazidas menores de ouro, platina, cobre, estanho e tungstênio. A África Oriental ainda não foi atingida pela industrialização.
As áreas onde ocorrem mais conflitos estão na África Centro-oriental. Seu povo sofreu crises de seca e fome (Somália e Etiópia) e conflitos entre etnias em que morreram 800 mil hutus e tutsis em Ruanda e Burundi.
Na sequência, o Sul da África tem relevo predominante de planaltos, cujas baixas altitudes da faixa litorânea circundam. Correspondendo ao clima, que tem variação entre a umidade do tropical e o desértico na região do Calaari, é encontrada uma vegetação que também tem grande diversidade.
O Sul da África tem reservas de minério que sustentam a economia. Há produtos do extrativismo mineral da África do Sul como o ouro, os diamantes, o crômio e o manganês, e da Zâmbia o cobre e o cobalto. Os camponeses produzem alimentos de clima mediterrâneo como vinhas, oliveiras e frutas, além de alimentos de clima tropical como cana-de-açúcar, café, fumo e algodão. Os pecuaristas criam, extensivamente, gado vacum.
O território sul-africano é o que tem mais indústrias em todo o continente, concentradas nas regiões metropolitanas de Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban.