História, perguntado por liviadullys, 1 ano atrás

produza um pequeno texto sobre guerra de canudos

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaadrianebarra
51
A situação em que viviam os nordestinos no século XIX, era precária. A fome, seca, miséria, violência e abandono político levaram o povo a um movimento messiânico de grande importância. Liderados pelo beato Antônio Conselheiro fundaram um arraial conhecido com ´´ arraial de canudos ``.
O beato acreditava que teria sido enviado por deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos (casamento civil e recolhimento de impostos.
As duas primeiras expedições enviadas pelo governo baiano fracassaram.
Outras duas expedições foram enviadas pelo governo federal, e organizadas pelo exército conseguem finalmente tomar e destruir canudos. Junto ao conselheiro morre milhares de combatentes e restam cerca de 400 prisioneiros, entre velhos, mulheres e crianças.
Respondido por Béa14
27
A fome, a seca, a violência, o desemprego e a falta de apoio político foram as principais situações que marcaram a vida dos nordestinos no final do século XIX na primeira República.
Esse cenário levou muitos nordestinos a reivindicar e a criação de um movimento cujo líder era Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido com "o Conselheiro", que levava consigo ideais religiosos de que  Deus que deveria liderar o movimento contra as diferenças e injustiças sociais.
O novo movimento lutava contra a injustiça social e contra o sistema republicano da época. Houve então um conflito no sertão nordestino entre os nordestinos e os militares do governo republicano. 
Perguntas interessantes