Produza um pequeno texto (10 linhas), que caracterize o Império Brasileiro (Séc. XIX), usando a seguintes Palavras-chave: Monarquia, D. Pedro I, Regência, D. Pedro II, Latifúndio, Escravidão, Africanos, Resistência, Café, Golpe da Maioridade e Abolição.
Soluções para a tarefa
Vamos ao texto:
O Império Brasileiro, ou Brasil Império, teve início em 1822 e durou até 1889, sendo que nesse período o país foi governado por uma monarquia constitucional. Esse período com a aclamação de D. Pedro I, imperador, durando até a Proclamação da República.
Durante seu governo o Imperador Dom Pedro I procurou retirar focos de resistência portuguesa possíveis de dentro do território do Brasil.
D. Pedro II, filho e sucessor de D. Pedro I, também foi imperador, como o garoto tinha apenas cinco anos quando tomou o lugar do pai, instalou-se uma regência.
Durante o reinado de Pedro II, enquanto ele estava na Europa recebendo tratamento médico, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, ocorrendo a abolição da escravidão no Brasil por completo.
A escravidão também foi muito comum em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o século XIX, sobretudo para o cultivo do café.
Antes disso a escravidão foi um dos motivos do subdesenvolvimento brasileiro, tendo em vista o desenvolvimento foi retardado com a presença de escravos (geralmente africanos), uma vez que o latifúndio mantinha o retorno aumentando a oferta de trabalho ao invés de enfatizar o progresso tecnológico e a formação de capital.
O fim do período regencial brasileiro aconteceu em 23 de julho de 1840, com a declaração da maioridade de Dom Pedro II, mais conhecida como "Golpe da Maioridade".
Espero ter ajudado!