Português, perguntado por melcarrer34, 6 meses atrás

Produza o Estatuto do jovem Usuário de redes sociais . Deve conter 6 artigos , 3 de direitos e 3 de deveres.
(rapido prova de redacao)

Soluções para a tarefa

Respondido por kamillaloirinha
0

Resposta:

A internet nos últimos anos teve um número exorbitante no que diz respeito ao aumento de usuários. As redes sociais vieram para ficar e, através delas diversos assuntos são comentados diariamente. O número de sites disponibilizados em toda a web também cresce diariamente, são páginas comerciais, blogs, páginas de conteúdos impróprios, enfim, uma variedade imensa de assuntos.

Com tudo que rola na internet, muitas vezes ficamos em dúvida do que podemos comentar, quais sites podemos acessar, quais conteúdos são vistos como "seguros", enfim, como devemos nos comportar, e principalmente, como podemos nos defender dos riscos que a web nos oferece.

Para muitos que ainda possuem dúvidas sobre esse assunto, esclareço que a internet possui leis também, para isso, devemos ficar atentos a tudo que nos rodeia na web. Precisamos redobrar nosso cuidado ao acessar, comentar ou mesmo participar de alguma situação.

O que se pode e o que não fazer na internet

O internauta, ao acessar a web, muitas vezes sente-se no papel de um anônimo e que, pode fazer o que quiser dentro daquele ambiente. Assim, sente-se seguro atrás da tela de um computador achando que está livre das penalidades de qualquer eventualidade negativa que venha cometer. O usuário acredita que pode falar o que quiser, publicar qualquer conteúdo, enfim, fazer o que imaginar, para tanto, não é bem assim que funciona. Qualquer indivíduo tem a liberdade de fazer o que quiser, no entanto precisa estar ciente que seus atos podem ter uma consequência nada favorável. Muitas vezes com implicações legais e jurídicas.

Os maiores problemas encontrados acontece quando o internauta abusa do seu direito de expressão, a que todos nós temos. Muitas pessoas não sabem diferenciar uma simples crítica a ofensas. Da mesma forma acontece quando um usuário posta uma foto sem a autorização do dono. Sem falar na violação dos direitos autorais, como baixar músicas e filmes de maneira não autorizada. Do mesmo modo em que as atividades na web estão crescendo, também é mais comum vermos noticiários sobre situações que ocorrem na web, muitas delas com ações judiciais e punição. Quem não lembra de uma declaração feita na web por uma estudante de Direito, na época das eleições presidenciais? Pois bem, a estudante fez declarações ofensivas sobre os nordestinos em redes sociais. Após a grande repercussão negativa, o caso foi levado ao judiciário e a estudante foi punida.

Muitas atitudes podem ser levadas ao tribunal, como usar a imagem de alguém sem autorização, inserir música também sem autorização e até mesmo envio de spams por uma empresa. Abaixo, cito as infrações digitais mais comuns cometidas pelos usuários, estas que podem acarretar em problemas judiciais.

Comentar ou falar em algum chat, blog, comunidade ou página de relacionamento que alguém deva se matar ou mesmo sugerir como fazer.

Acusar alguma pessoa na internet, expondo seu nome e a chamando, por exemplo de "ladrão", "mentiroso" entre outros.

Enviar mensagens, seja por e-mail, rede social ou chat ameaçando alguma pessoa.

Repassar informação considerada confidencial.

Enviar vírus que possam danificar equipamento ou conteúdos

Enviar e-mail com remetente falso ou mesmo realizar cadastro com nome falso em uma loja virtual.

Se você quiser não precisa escrever tudo

espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes