Produção textual sobre o tema “Combate ao coronavírus: a importância do isolamento social”. Obs: (30 a 35 linhas)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ficar em casa é a forma mais eficaz de se manter em segurança e proteger aqueles que estão ao seu redor. Diante da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade do isolamento social para evitar seu contágio e sua transmissão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período entre a infecção pelo vírus e o início dos sintomas varia de 1 a 14 dias. Por isso, essa medida é importante não só para os pacientes diagnosticados com a Covid-19, mas também para os demais cidadãos, lembrando-se sempre de que alguns casos podem ser assintomáticos.
Além disso, o isolamento social contribui para que o sistema de saúde não entre em colapso. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, Congonhas possui 54.763 habitantes. Se, por exemplo, 10% da população se infectar, serão 5.476 pacientes. Desse número, 20% pode precisar de internação, o que corresponde a 1.095 pessoas.
O contágio acontece pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas.
A doença é similar a uma gripe. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Evite circular pelas ruas sem necessidade. Se possível, trabalhe diretamente de sua residência. Algumas tarefas básicas podem ser realizadas online, como pagamento de contas, transações bancárias e serviços de delivery, que também podem ser solicitados por telefone.
Se precisar sair, tome todas as medidas de prevenção: evite aglomerações; mantenha distância física de, no mínimo, 1,5 m; use máscara de proteção; higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel; ao tossir e espirrar, cubra o rosto com o braço ou um lenço, que deve ser descartado logo em seguida; evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
Explicação:
Faça sua parte e fique em casa