Produção Textual: Produza um texto com 2 parágrafos sobre o Desemprego no Brasil.
Soluções para a tarefa
Hoje as principais consequências disso são: problemas relacionados com a saúde física e mental, aumento de empregos informais, pessoas vivendo em situações precárias
Assunto que é debatido desde quando o nosso país se tornou uma república federativa (no ano de 1889), o desemprego no Brasil é uma questão que envolve uma série de fatores sociais e econômicos. Deste modo, por afetar milhares de pessoas anualmente, a falta de emprego é um tema que precisa ser melhor compreendido.
O que é o desemprego no Brasil?
Quando falamos que uma pessoa está desempregada no Brasil estamos nos referindo a um indivíduo que se encontra em uma idade economicamente ativa e que procura por uma ocupação remunerada, mas não a encontra.
Com isso, é preciso esclarecermos primeiramente um ponto que comumente gera dúvida em muitas pessoas: a classificação de desempregado no Brasil.
Para o governo rotular oficialmente uma pessoa como desempregada, o indivíduo, obrigatoriamente, tem que demonstrar que está procurando por uma ocupação (basicamente estar cadastrado em algum banco de dados público de alocação de empregos, como o Sistema de Nacional de Emprego — SINE).
Em outras palavras, seja qual for a época e a situação econômica do país, a população desempregada no Brasil sempre será maior que a divulgada em números oficiais, até porque nem todo mundo que está desempregado tem a oportunidade ou o interesse de se cadastrar nos sistemas públicos de procura por emprego.
O desemprego no Brasil em 2020
Devido à pandemia do coronavírus, a taxa de desemprego no Brasil em 2020,sem dúvidas, será a maior de toda a sua história, já que milhares de postos de trabalho foram fechados em razão das dificuldades econômicas no mundo.
Outro ponto que merece ser pautado acerca do aumento do desemprego em 2020 no Brasil é que não são apenas os empregos fechados que agravam essa situação, devemos considerar também os postos de trabalho que seriam criados futuramente.
Para termos uma ideia da gravidade da situação, segundo levantamentos preliminares, o desemprego em nosso país no primeiro trimestre bateu incríveis 12,2%.