produção editorial da literatura dirigida a crianças e adolescentes cresceu desmesuradamente no Brasil, a partir da década de 1980. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
Soluções para a tarefa
Sua questão parece incompleta, mas aqui estão as alternativas:
a) A literatura infantil detém uma parcela insignificante do mercado editorial brasileiro, em termos de faturamento. Falsa. Pode-se dizer que a literatura infantil é uma das que mais tem faturamento dentro deste mercado no Brasil.
b) É comum que algumas escolas rendam-se, com frequência, às campanhas colocadas a serviço do consumo e transformam-se em extensão do próprio mercado editorial. Verdadeiro. O mercado editorial pode exercer influência no processo de desenvolvimento de ensino-aprendizagem proposto pelos alunos.
c) Os professores resistem ao modismo dos temas e se negam ao impulso de adotar obras elaboradas por encomenda de editoras. Falsa. Infelizmente o consumismo é algo muito comum até mesmo dentro das escolas.
d) Nas produções literárias adotadas pelas escolas, a representação da realidade extrapola as perspectivas pedagogizantes, sempre trazendo para a cena as questões humanas. Falsa. Apesar de que isso seria o certo a se fazer, ainda existe um trabalho a ser desenvolvido dentro desta perspectiva.
e) O tratamento formal das produções adotadas pelas escolas reproduzem procedimentos técnico-composicionais compatíveis com o ponto de vista do receptor. Falsa, O tratamento formal muitas vezes, deixa de abranger diversas questões pedagógicas.
Resposta:
Resposta correta é B:
É comum que algumas escolas rendam-se, com frequência, às campanhas colocadas a serviço do consumo e transformam-se em extensão do próprio mercado editorial.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Em um contexto de interesses mercantilistas e de estratégias de marketing, muitas escolas rendem-se, com frequência, a este tipo de campanha, promovendo feiras de livro, abrindo espaço para o contato de escritores com o público infanto-juvenil e munindo suas bibliotecas com livros “graciosamente” ofertados, sem demonstrar qualquer preocupação com a qualidade do produto que elas divulgam.
Enviada em
14/05/2020 01