Português, perguntado por annegondim12, 1 ano atrás

Produção de textos e construção social Os textos que circulam na sociedade refletem as ideologias e a cultura de uma determinada época. Dessa forma, como leitores interagimos com as mensagens recebidas, avaliando-as criticamente. Podemos concordar ou discordar de um determinado conteúdo, elaborando argumentos que são fundamentados na nossa visão de mundo e nas nossas convicções. Todavia, devemos sempre fazer uma análise contextualizada, especialmente quando o texto está associado a um discurso social. De que forma os textos — sejam eles literários, jornalísticos, publicitários etc. — atuam sobre a percepção do leitor e como eles podem modificar o sujeito e a cultura de uma sociedade? Propõe-se, como atividade, uma reflexão sobre a relação entre o texto e o leitor, na qual você disserte sobre a importância dos textos na construção da sociedade. Você poderá selecionar um texto, a fim de exemplificar a sua resposta. Nesse caso, reproduza o texto selecionado como anexo ao trabalho. Sua dissertação deverá estar fundamentada nos estudos das unidades e ser elaborada com o mínimo de uma lauda e o máximo de duas laudas. O texto deverá ser autoral e atender às normas da ABNT.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
12
Como diria o filósofo alemão Schopenhauer, o nosso conhecimento sobre o mundo não equivale àquilo que ele é nele mesmo, mas à forma como percebemos a realidade.

Deste modo, leitor, texto e sociedade se relacionam em uma relação necessária de apreensão e interpretação do real, onde o leitor está sempre interpretando um texto de acordo com as suas próprias convicções pessoais e arcabouços teóricos. O texto ,por sua vez, é ele mesmo uma interpretação pessoal do jornalista, que, apesar de desejar produzir um trabalho neutro, não é capaz de fugir de suas próprias estruturas interpretativas.

Deste modo, autor e leitor trabalham, juntos, na construção de um sentido para os fatos sociais que, neles mesmos, não possuem sentido algum - são apenas fatos que exigem uma interpretação para que passem a fazer parte de nossa compreensão de mundo. Sem a interpretação, os fatos não dizem nada para nós.

Sendo assim, ler é interpretar, escrever é interpretar e, ao realizar este processo, os envolvidos constroem o sentido, algo totalmente ideológico e com poucos laços com a natureza concreta do mundo, da sociedade e do mundo onde vivem.

annegondim12: Muito obrigada querido! Deus te abençõe ricamente!
Perguntas interessantes