Português, perguntado por luizaalencarsilva, 1 ano atrás

produção de texto uso de alcool na adolescencia

Soluções para a tarefa

Respondido por helena123sofia
25
Os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo, o consumo de álcool tem crescido bastante nos grupos de adolescentes. Muitas vezes, a primeira dose de álcool é ingerida por impulso para que sejam aceitos em “grupos populares” na escola, ou para que não os julguem, para que não percam “amizades”, ou para exibição – especialmente os meninos. A bebida alcoólica se tornou algo comum entre adolescentes. Os que fazem uso dessa droga se gabam, achando muito bonito o que fazem. Mal sabem que, futuramente, irão se arrepender, pois a bebida favorece a dependência química de outras drogas, causa a perda irreversível de neurônios e muitos outros danos ao organismo. A venda desse tipo de droga é proibida para menores de dezoito anos, mas isso não impede que muitos menores façam uso e até mesmo comprem esse tipo de produto. Além disso, quando não conseguem comprar, não raro, conseguem um “amigo” maior de idade que tranquilamente faz isso por eles. Deveriam existir mais oportunidades para os adolescentes, campanhas de conscientização e oficinas para que nós possamos ocupar o tempo com coisas boas e produtivas. Se houvesse mais dessas iniciativas, os jovens e adolescentes ampliariam as janelas do conhecimento e, talvez, o número de consumidores diminuísse consideravelmente.
Respondido por nogueiraemilly
8
fato de os jovens começarem a beber cada vez mais cedo e as meninas, a beber tanto ou mais que os meninos. Pior, ainda, é que certamente parte deles conviverá com a dependência do álcool no futuro.

Entenda o alcoolismo na adolescência

Para essa reviravolta em relação ao uso de álcool entre os adolescentes, que ocorreu bruscamente de uma geração para outra, concorreram diversos fatores de risco. O primeiro é que o consumo de bebida alcoólica é aceito e até estimulado pela sociedade. Pais que entram em pânico quando descobrem que o filho ou a filha fumou maconha ou tomou um comprimido de ecstasy numa festa, acham normal que eles bebam porque afinal todos bebem.

Sem desprezar os fatores genéticos e emocionais que influem no consumo da bebida – o álcool reduz o nível de ansiedade e algumas pessoas estão mais propensas a desenvolver alcoolismo – a pressão do grupo de amigos, o sentimento de onipotência próprio da juventude, o custo baixo da bebida, a falta de controle na oferta e consumo dos produtos que contêm álcool, a ausência de limites sociais colaboram para que o primeiro contato com a bebida ocorra cada vez mais cedo.

Perguntas interessantes