Português, perguntado por carlosdionizio65, 1 ano atrás

produção de texto: tema: o limite entre humor e a ofensa

Soluções para a tarefa

Respondido por annajulia864
21

MENU

Página Inicial > Temas de Redação > Os limites entre humor e ofensa

Título da Redação:

Os limites entre o humor e a ofensa

Proposta: Os limites entre humor e ofensa

Redação enviada há mais de 1 ano por Cândido

No repertório do grupo de comédia “Os Trapalhões”, sempre foi comum a presença de piadas que exploravam estereótipos e preconceitos da sociedade para provocar o riso. Assim como eles, muitos outros comediantes modernos abordam temas polêmicos em suas apresentações e, por muitas vezes, são atacados por parte da sociedade que se ofende com determinadas declarações. Nesse contexto, vem à tona a questão sobre quais seriam os limites do humor. Essa é uma discussão que divide opiniões entre os humoristas, no entanto, é realmente necessário que eles reconheçam a influência que exercem sobre a sociedade e tratem determinadas temáticas com mais cautela.

Hodiernamente, um dos casos de maior repercussão nacional em que o limite entre o humor e a ofensa foi rompido envolveu o humorista Rafinha Bastos e a cantora Vanessa Camargo. O referido comediante não se desculpou publicamente pela piada e defendeu a liberdade para tratar dos mais diversos assuntos sem qualquer tipo de censura. Nesse cenário, é relevante perceber que, embora a livre expressão esteja prevista como direito na Constituição Federal, ela não pode ser usada como justificativa para violar demais previsões constitucionais, como a proteção da honra das pessoas.

Outrossim, conforme o documentário “O Riso dos Outros”, disponível no YouTube, muitos comediantes, dentre eles o apresentador Danilo Gentili, adotam a ideia de que tudo é válido para fazer a plateia sorrir. Essa é uma postura perigosa, porquanto o grande alcance da mídia moderna difunde o conteúdo produzido por eles de forma que pode chegar facilmente a pessoas sem o devido discernimento para desconsiderar determinadas ideias sobre temáticas polêmicas que são, frequentemente, objeto de piadas. Destarte, esse poder de disseminação reforça a necessidade de se respeitar os direitos humanos mesmo no universo da comédia.

Respondido por elisangelaaraujo2004
20

Resposta:

Todos gostamos de humor ,pois nos traz alegria , é claro moderadamente quando não se passa de uma brincadeira , sem quem o individuo se sinta ofendido ou descriminado , mas muitas pessoas não tem limite achando que podem se expressar como bem entendem sem respeito ao próximo, podendo se tornar um caso de difamação que é um crime.

Em um mundo globalizado onde todos se comunicam uns com outros , nos meios da internet como em grupos de aplicativos de conversa e redes socias ,que sempre há algum assunto que tenha piada do outro, muitos como piadinhas apenas de brincadeira , mas outros para ofender e descriminar gerando discursos de ódio.

Nas escolas , são mais comuns alguns garotos que sempre tentam chamar a atenção ,fazendo piadinha dos outros colegas , que as vezes se sentem ofendidos perdendo autoestima não rebatendo deixando a situação se tornar aleatória,se sentindo intimidados , tornando a situação em Bullying.

Uns dos momentos mais terríveis sobre o humor , foi em 2015 em Paris ,onde homens armados invadiram o jornas Charles Hebdo , que queriam se vingar dos autores das charges, onde faziam piadas do profeta Maóme , que é um mensageiro de Deus no islamismo. No Brasil em 2011 , o humorista Rafinha bastos ao vivo em programa de TV fez uma piada da Catora Wanessa Camargo e seu bebê que acabou sendo processado pela cantora perdendo patrocinadores devido a polêmicas .

O humor é para ser algo bom ,para que traga alegria não tristeza , então para tentar resolver ou ao menos amenizar , tendo como primeira medida , tronar leis mais rígidas para que não venham fazer novamente , quando fazer não façam no caráter depreciativo e em casos de se sentirem lesados , denunciar para que medidas sejam tomadas , por outro lado , nas piadinhas mesquinhas , levar a brincadeira para melhor estilo de vida .

Explicação:

pronto

Perguntas interessantes