Geografia, perguntado por claramariana1, 10 meses atrás

produção de texto sobre o leste europeu e o CEI no mínimo 15 linhas me ajudem pfvr ​


claramariana1: porque você não vai procurar o que fazer que fica jogando ódio nas pessoas
claramariana1: tem o que fazer não
claramariana1: Mas saiba q seu ódio n me incomoda mas se fosse pra qualquer outra pessoa que tivesse passando por momentos difíceis seria um gatilho pra elas ficarem pior tá?
claramariana1: vê se melhora com suas atitudes!
smouragonsalves: haha
smouragonsalves: tava so zuando pra ver o q ia comentar hehe e eu sei q vc ta fingindo ser mae dela
claramariana1: não tô fingindo não.
claramariana1: realmente sou.
claramariana1: da próxima preste atenção com a zoação!
claramariana1: E tô vendo q vc só quer ibope!

Soluções para a tarefa

Respondido por ConfiaaNooPAAI
1

Resposta:

O leste europeu e os países pertencentes à CEI (Comunidades dos Estados Independentes) enfrentam diversos problemas de ordem social, econômico, além dos constantes conflitos desencadeados por intolerância étnica e questão territorial. A CEI é composta por um conjunto de países que compunha a ex-União Soviética.

O declínio da União Soviética somada à independência das ex-repúblicas soviéticas fez ressurgir diversos focos de tensão na região do leste europeu e dos países da CEI.

Principais conflitos dos países da CEI

Na Moldávia, na parte central do país, encontra-se uma região denominada de Transdnístria, nessa área, grande parcela dos habitantes são pessoas de origem russa e ucraniana, assim, desde 1990, as etnias citadas buscam a autonomia territorial e política com o objetivo de não mais se submeterem ao controle do governo da Moldávia, que é de origem romena.

Com a fragmentação do território russo, a Ossétia do Sul ficou separada da Ossétia do Norte. Dessa forma, a primeira se estabeleceu no território da Geórgia, enquanto que a segunda encontra-se em território russo.

Desde então a Ossétia do Sul busca ser anexada ao território russo para se unir ao restante de sua etnia, presente na Ossétia do Norte, e, com isso, compor uma única república autônoma. Há tempos os ossétios lutam contra as forças georgianas.

Esse conflito reavivou-se no dia 08 de agosto de 2008, quando a Geórgia invadiu a Ossétia do Sul, e a Rússia, por sua vez, interveio e promoveu ataques ao território georgiano, invadindo-o em seguida, consolidando um conflito que já deixou dezenas de mortos e feridos.

Perguntas interessantes