Geografia, perguntado por isabelalima30, 10 meses atrás

Produção de texto
"O preconceito racial no Brasil"

Soluções para a tarefa

Respondido por Lud10000
2
Preconceito Racial

O preconceito racial se fundamenta na existência de diferenças físicas e socioculturais que, pretensamente, tornam uns melhores do que o outros. As pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça.

Causas

Esta pretensa superioridade se sustenta na perpetuação de mitos raciais e de falsas verdades que se escondem na forma de estereótipo, um tipo de imagem que congelamos em nossa memória e passamos a considerá-la como realidade.

Ao incorporar características biológicas, o estereótipo racista se traveste com roupagem científica, prática que se tornou comum no século XIX, aproveitando as descobertas de Charles Darwin acerca dos mecanismos de evolução das espécies.

O conde de Gobineau, através do “racismo científico” afirmava que as diferenças raciais entre os povos (brancos, amarelos e negros) eram responsáveis por suas diferenças econômicas, tecnológicas e sociais, tornando o branco superior às demais raças, o que justificava seu domínio sobre estas últimas.

Posteriormente, estudos sobre a genética humana aponta a existência de diferenças mínimas entre as raças, que têm um ancestral comum, já que todos fazemos parte do grupo Homo sapiens.

Na verdade, ao falarmos em preconceito, estamos falando de intolerância, de tendência em tratar de forma desrespeitosa tudo aquilo que consideramos diferente ou distante do que chamamos de normal.

O preconceito racial no Brasil

Antigamente, era comum ver-se negros africanos acompanhados de belas louras nórdicas ou de outras partes da Europa. Não existia o menor preconceito entre esses casais nem em relação a eles. Para os brasileiros, porém, era algo inédito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros- se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para o sexo. Uma visão preconceituosa típica, que procurava desqualificar o negro e que escondia, às vezes, uma boa dose de inveja.

É impossível discutir o preconceito racial no Brasil sem associá-la ao processo histórico de construção da sociedade brasileira, marcada por um passado escravocrata atrelado às necessidades mercantilistas de sua metrópole, Portugal.

A escravidão no Brasil promoveu um processo de desumanização, no qual o escravo passou a ser visto pelo proprietário como instrumento de trabalho, um produto, uma coisa.

Essa desumanização foi fortalecida com as justificativas religiosas dadas para a escravização, quando parte da Igreja afirmava que o negro era despojado de alma.

Respondido por manuela9869
3

Racismo e o preconceito contra indivíduos ou grupos por causa de sua etnia ou cor, é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Pode ser contra, asiáticos, índios, mulatos, brancos, negros, entre outros. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo. Embora no Brasil haja uma forte mistura de raças, a incidência de racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma sutil, em que nem é percebido pelas pessoas. Pode acontecer em forma de piadas, xingamentos, ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa. Hoje no Brasil racismo é considerado crime,  têm sido criadas várias propostas para combater esse tipo de crime, com o objetivo de impulsionar a igualdade racial. Foram criadas, em níveis federal, leis que criminaliza a discriminação racial, com o intuito de muitos indivíduos sejam punidos legalmente, por tratar um cidadão de maneira preconceituosa. Para que o racismo diminua, deve ser feito não apenas campanhas, mas, aulas em universidades, escolas e lugares onde se encontra muitos jovens e crianças. Para que possam entender que no Brasil não existe pessoas negras nem brancas e sim mestiças, por causa da miscigenação que se teve no país. Todos são um pouco negro, um pouco branco ou um pouco índio, e devem se respeitar por isso, não buscando humilhar nem diminuir os outros e sim ter o desejo de aprender com os outros demonstrando humildade e amor.

Perguntas interessantes