procure saber da situação de trabalho dos dekasseguis (Descendentes de japoneses) brasileiros trabalhadores no Japão e, em seu caderno escreva um texto a respeito.
Soluções para a tarefa
Resposta: Considerável número de brasileiros residentes no Japão tem alta escolaridade, com cursos técnico e superior, mas não tem fluência no idioma japonês, portanto, é geralmente empregado como operário em fábricas, executando tarefas consideradas "pesadas, perigosas e sujas" pelos japoneses. Os maiores empregadores são as fábricas que vendem serviços para as indústrias de automóvel e eletrônicos.
Explicação: Muito raramente um decasségui brasileiro é empregado em altos cargos de uma grande empresa japonesa, recebendo salários e benefícios comuns aos japoneses deste nível, em primeiro lugar devido às dificuldades com o idioma japonês, em segundo o diploma do Brasil não é válido no Japão, com exceção dos diplomas profissionais obtidos na América do Norte e União Europeia. Muitos brasileiros são submetidos a jornadas exaustivas de trabalho, ganhando salários pequenos para o padrão de vida japonês