Procurar 2 reportagens que exemplifiquem compensações ambientais brasileiras e/ou mundiais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
MPF-AL aciona Justiça para impedir funcionamento irregular da barragem Caçamba
Empreendimento opera há quase 10 anos de forma irregular, causando degradação e poluição ao meio ambiente.
O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) - com pedido de liminar - contra o Estado de Alagoas, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL). O objetivo da ação é coibir o funcionamento da barragem Caçamba - que opera no município de Quebrangulo há quase dez anos, sem as necessárias licenças ambientais e sem autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) -, bem como reparar os danos ambientais provocados pela construção da barragem e da sua adutora em área legalmente protegida.
Afetados por vazamento de óleo, pescadores sofrem mais prejuízos com o coronavírus
Em menos de seis meses, duas crises graves ameaçam a subsistência de quem vive da pesca em Pernambuco. Nesta quarta-feira (1º), categoria foi incluída na lei que institui Renda Básica Emergencial.
Em menos de seis meses, duas crises graves ameaçam a subsistência dos que exercem a atividade pesqueira em Pernambuco. Depois do derramamento de petróleo cru no Nordeste e Espírito Santo, a maior tragédia ambiental da costa brasileira, a pandemia do novo coronavírus atinge, mais uma vez, os milhares de pescadores artesanais e catadores de mariscos do Estado, especialmente os que vivem nas áreas mais afetadas pelo vazamento. A paralisação do comércio e do turismo faz colônias de cidades como Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Grande Recife, sofrerem com a perda da renda e a falta de itens básicos de higiene, essenciais para a prevenção da doença.