Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. Quais eram essas insatisfações e reivindicações destes grupos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Insatisfação militar , passou a ser uma instituição profissional, lutando por seus direitos. Suas principais exigências passaram a ser aumento salarial e melhora no sistema de carreira, manifestação politica.
- Insatisfação política, províncias que possuíam, pela sub-representação política, exemplo São Paulo que já era o principal estado do Brasil, mas politicamente sua representação era muito pequena em relação a outros estados com economias decadentes Isso mobilizava as elites políticas da província na exigência de maior participação.
- Estabelecimento do laicismo no Brasil, isto é, a transformação do Brasil em um Estado laico, e a questão do abolicionismo.
- Insatisfação a respeito da sucessão do trono, princesa Isabel não era considerada a pessoal ideal para assumir o trono e seu esposo francês não era aceito como possível imperador. Mas o estopim começa por causa da abolição da escravatura em 1888, prejudicando grandes produtores do setor agrário.
De certa forma é isso que a história do MEC conta, e é empurrado para os alunos ao longo do tempo.
Procure pesquisar de fato, a proclamação não tinha o apoio do povo, e boa parte do congresso nacional não apoiava, o partido que tinha mais interesse era Partido Republicano Paulista (PRP) criado em 1873, que tinha pouca expressão no congresso, sua acensão ao poder é chamado posteriormente como república velha, perdurando no poder até 1930, quando Getúlio Vargas aplica um golpe de Estado.
O PRP foi influenciado muito pelos ideais da maçonaria e pelo positivismo.
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.”
(Edmund Burke)
As insatisfações e reivindicações destes grupos, a começar pela classe oligárquica civil, era a maior participação na política, enquanto que os militares contestavam decisões do imperador, pois sentiam-se desprestigiados.
Na parte religiosa, temos Questão Religiosa, que foi um conflito ocorrido em 1870 entre a Igreja Católica e a Maçonaria brasileira, de modo que essa questão repercutiu no governo brasileiro da época, gerando um conflito também entre a Igreja e o Estado.