Proclamação da República (1889)
A Proclamação da República no Brasil ocorreu dia 15 de novembro de 1889 tendo à frente o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), que se tornou o primeiro presidente do Brasil.
O evento representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil.
No final do século XIX, parte da elite estava descontente com o reinado de D. Pedro II (1825-1891).
Os militares sentiam-se desprestigiados desde a Guerra do Paraguai, pediam aumento de salário e mais participação no governo. Vários militares também apoiavam o Positivismo, tanto na sua versão religiosa como filosófica.
Já os cafeicultores, após a promulgação das leis em favor da abolição gradual e sem indenização, estavam cada vez mais descontentes.
Os fazendeiros do oeste paulista exigiam mais autonomia e participação política. Em 1888, com a abolição da escravatura no Brasil, os ex-proprietários de escravos se voltam contra D. Pedro II, uma vez que esse fato acarretou o aumento dos custos da produção cafeeira.
O Golpe no dia 15 de novembro de 1889
Proclamação da República, de Benedito Calixto (1893)
No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de militares, dos quais se destaca Benjamin Constant (1836-1891), preparam um levante militar.
Para liderá-los, escolhem o Marechal Deodoro da Fonseca, principal chefe do exército brasileiro. Porém, como Deodoro era amigo do Imperador, lhe dizem que vão derrubar o gabinete do Visconde de Ouro Preto.
As tropas se reúnem no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro e Marechal Deodoro, doente na ocasião, derruba o gabinete do Visconde de Ouro Preto (1836-1912). Naquele momento, a república não havia sido proclamada.
Somente mais tarde, com Deodoro já de volta a sua casa, vários políticos insistem para que ele assine um documento declarando a extinção da monarquia. Alegavam(inventaram) que o imperador iria nomear o político Silveira Martins (1835-1901) no lugar do Visconde de Ouro Preto.
Como Silveira Martins era um antigo desafeto do Marechal Deodoro, este assina a moção da república, e passa a ser o Chefe do Governo Provisório.
Com isso, a Proclamação da República representou o fim do Brasil Império que havia durado cerca de 70 anos. Quanto a Dom Pedro II e sua família, eles foram banidos do Brasil e embarcaram rumo à Europa na madrugada do dia 17 de novembro.
A população somente saberia mais tarde desses acontecimentos. Dom Pedro II não quis chamar seus aliados para evitar uma guerra civil no Brasil.
1-No final do Séc. XIX, como estavam cada grupo?
A-Cafeicultores:
B-Militares:
C-Fazendeiros do oeste paulista:
2-A proclamação da República no Brasil foi através de uma mentira? Explique.
3-Qual foi a atitude do imperador D. Pedro II em relação ao golpe? O que você achou dela? Explique.
4-Quanto tempo durou a monarquia no Brasil e para onde foi a família real?
5-Faça em seu caderno e pinte o desenho da bandeira provisória que o Brasil utilizou após a proclamação da república. (Pesquise na internet)
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A Proclamação da República no Brasil ocorreu dia 15 de novembro de 1889 tendo à frente o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), que se tornou o primeiro presidente do Brasil. O evento representou o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás