Processo político de emancipação (independência) do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especificas e diferentes do restante da América Latina, uma dessas condições era:
A)A presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
B)As primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se “Juntas Constitucionais”.
C)A Revolução do Porto, fundamentada em ideias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
D)Nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
E)Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A presença de D. Pedro no Brasil, como Príncipe Regente, após o regresso de seu pai a Portugal, em abril de 1821, foi fundamental para que houvesse a gradual ruptura com a antiga metrópole
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás