História, perguntado por Fachada2002, 1 ano atrás

Processo de formação URSS

Soluções para a tarefa

Respondido por clara531
7
O estabelecimento formal da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como uma federação de repúblicas deu-se em 30 de dezembro de 1922, mas suas raízes estavam firmemente plantadas no período imediatamente posterior à revolução e que essencialmente mantinha o antigo Império Russo sob novo regime e nova forma. A República Socialista Federativa Soviética da Rússia manteve sua posição de componente central e maior da nova federação.
Depois da morte de Lenin, em 1924, Iosif Stalin assumiu a liderança política e implantou na União Soviética um programa de modernização a todo custo. Acelerou o processo de industrialização, especialmente a indústria pesada, coletivizou à força a agricultura e incentivou o estabelecimento de um vasto e abrangente programa de educação em todos os níveis. Para impedir a atuação de rivais e consolidar seu poder, Stalin realizou numerosos expurgos políticos. A União Soviética tornou-se uma potência mundial e teve papel fundamental na derrota da Alemanha na segunda guerra mundial. Depois disso, exerceu predominância indiscutível sobre os países do leste europeu. Com a morte de Stalin em 1953, Nikita Khrutchev assumiu o poder e tentou amenizar os controles rígidos sobre a sociedade soviética enquanto mantinha sua oposição à predominância dos Estados Unidos nos assuntos mundiais.
Em 1964, Leonid Brejnev derrubou Nikita Khrutchev, tomou o poder e restabeleceu o controle rígido do governo sobre a sociedade. Ao longo das décadas de 1960 e 1970, a União Soviética buscou ampliar sua influência mundial. Depois da morte de Brejnev em 1982, uma série de líderes buscou pôr um fim à ineficiência burocrática e à corrupção, mas com pouco sucesso.


boa noite
Perguntas interessantes