História, perguntado por T6bn, 11 meses atrás

processo de colonizaçao da regiao sul

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiabbb
2
No sul da colônia, a pecuária foi introduzida por jesuítas espanhóis nas missões construídas às margens do rio Uruguai. Com a destruição das missões pelos bandeirantes, o gado se dispersou, passando a viver e a se reproduzir livremente.

Temendo perder essa região para os espanhóis, o governo português estimulou sua colonização. Surgiram aí grandes propriedades rurais, chamadas estâncias, onde se criava gado principalmente para a produção de carne-seca e couro, destinada a outras regiões da colônia. Essa movimentação deu origem a vilas, como Curitiba (no atual estado do Paraná), em 1654, e Desterro (atual Florianópolis, Santa Catarina), em 1676.

Para garantir a posse da atual região sul do Brasil, os colonos portugueses fundaram, em 1680, a Colônia do Sacramento, às margens do rio da Prata, no atual Uruguai. Mas, no mesmo ano, a Colônia do Sacramento foi tomada por tropas do Vice-Reino do Prata, que consideravam a região parte da América espanhola. No ano seguinte, os portugueses retomaram a Colônia Sacramento.

Após longa disputa, os espanhóis reconheceram a posse dos portugueses sobre as terras colonizadas além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas. Em 1750, pelo Tratado de Madri, os portugueses cederam a Colônia do Sacramento aos espanhóis e receberam em troca a região Sete Povos das Missões.

Essa ampliação da América portuguesa em direção ao sul, aliada à descoberta de ouro na Minas Gerais, estimulou a transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, o que ocorreu em 1763.
Perguntas interessantes