processo de colonização da América inglesa 13 colônias. Economia diferença entre o norte e o Sul
Soluções para a tarefa
Resposta:
Basicamente:
No norte: mercado interno (não exportavam muito), trabalho assalariado, pequenas plantações e policultura (cultivo de diferentes plantas em um terreno).
No sul: , mercado externo (exportavam muito), trabalho escravo, latifúndios (grandes plantações) e monocultura (cultivo de uma só planta em um terreno).
Explicação:
As economias eram diferentes por conta dos diferentes "métodos de colonização":
No norte, que foi uma colônia de povoamento, a produção era voltada para a própria colônia, com certa separação em relação à Inglaterra. Por isso, a produção era realizada em pequenas quantidades e o mercado era interno, ou seja, produziam e negociavam majoritariamente entre si, com a utilização de mão de obra assalariada. Além disso, eles realizavam a policultura, já que comiam/ vendiam entre si quase tudo que plantavam.
No sul, que foi uma colônia de exploração (como o Brasil), a produção era voltada para o comércio com a Inglaterra, então as terras eram mais concentradas ma mão de poucos, e também eram muito mias extensas. Além disso, utilizavam o trabalho escravo, para obterem mais lucros, e como exportavam o que plantavam, também era mais lucrativo se especializar em apenas um tipo de cultivo, por isso realizavam a monocultura.
O sul das treze colônias foi, até a Guerra de Secessão, muito parecido com o Brasil, e por isso também se desenvolveu lentamente, já que ele era mais explorado pela Metrópole (Inglaterra). Vale lembrar que o sul era mais rico que o norte, mas esse dinheiro era acumulado na mão de poucos. Mesmo assim, o norte possuía mais pessoas e com o passar do tempo foi se modernizando mais rapidamente que o sul, já que os nortistas eram, por assim dizer, mais dinâmicos, e se importavam mais com o desenvolvimento de suas colônias do que só com a exportação de produtos (ao contrário do sul).
Qualquer dúvida, só falar!