processo d ejaculacao no organismo
Soluções para a tarefa
Olá!
O processo de ejaculação antecedida da emissão são o clímax do ato sexual masculino.
Quando o estímulo sexual torna-se extremamente intenso, os centros reflexos da medula espinal começam a emitir impulsos simpáticos. Inicia-se, a emissão (fase precursora da ejaculação), com a contração do canal deferente e da ampola promovendo a expulsão dos espermatozoides para dentro da uretra interna.
As contrações da camada muscular da próstata, seguidas pela contração das vesículas seminais, então, expelem os líquidos prostático e seminal também para dentro da uretra, forçando os espermatozoides para frente. Para além desses líquidos, há muco que é secretado pelas glândulas bulbouretrais; dá-se a mistura desses elementos, formando o sêmen.
O enchimento da uretra interna com sêmen provoca sinais sensoriais que são transmitidos através dos nervos pudendos para as regiões sacrais da medula espinal, dando a sensação de uma súbita plenitude nos órgãos genitais internos. Tais sinais, também, promovem as contrações dos músculos isquiocavernoso e bulbocavernoso, que comprimem as bases do tecido erétil peniano.
Esses efeitos associados induzem aumentos rítmicos e ondulatórios na pressão tanto do tecido erétil do pênis como ductos genitais e da uretra, que expulsam o sêmen da uretra para o exterior —> a ejaculação.
Ao mesmo tempo, contrações rítmicas dos músculos pélvicos, e mesmo de alguns músculos do tronco, causam movimentos de propulsão da pélvis e do pênis, que também auxiliam a propelir o sêmen para dentro dos recessos mais profundos da vagina e, talvez, mesmo levemente, para o colo do útero.
Espero ter ajudado!