problemas que afetavam a Rússia czarista em 1905
Soluções para a tarefa
O czarismo era um governo absolutista, com impostos de origem ainda feudal e era um país pouquíssimo desenvolvido. Algumas pessoas já se manifestavam contra o czar, mas o ponto alto da insatisfação foi o surgimento do partido operário social democrata russo que possuía ideias socialistas inspiradas em karl marx.
Além do partido, o que enfraqueceu também o czarismo foi o envolvimento da Rússia na guerra do Japão em 1905, a rússia perdeu e foi uma vergonha a população que morria de fome se revoltou ainda mais, não só por ter perdido a guerra mas porque diante de tantas necessidades (crises) o Czar ainda envolveu a Rússia em uma guerra que traria muitos gastos.
Resolveram então fazer uma passiata pacífica em frente ao palácio do czar, pedindo condições melhores para o povo. Essa passiata que deveria ser pacífica resultou em uma chacina que ficou conhecido como Domingo Sangrento ou Ensaio da Revolução.
A primeira guerra também enfraqueceu o governo czarista, porque revoltou, se possível ainda mais a população o que resultou na invasão do palácio e a tomada do poder a força. (iniciando a revolução russa que deu fim a rússia czarista e iniciando a nova URSS)
No começo do século XX, a Rússia ainda era um país absolutista com o poder centrado na figura do czar. A transição do feudalismo para o capitalismo aconteceu tardiamente no Império Russo, o que denota mais ainda o atraso das estruturas políticas e econômicas do país em relação ao restante do mundo.
No ano de 1861 ocorreu a chamada emancipação dos servos na Rússia, o que permitiu que o país se guiasse para o capitalismo. Entretanto essa transição aconteceu muito rapidamente e, logo, houve um descontrole da situação. Instalava assim uma crise política. Os servos foram libertados e tiveram o direito de comprar a terra onde trabalhavam, mas a consolidação da liberdade adquirida teve um custo muito alto e eles acabaram permanecendo na mesma situação de miséria.
A economia russa sofreu rápida transformação também em decorrência da construção da Ferrovia Transiberiana que permitiu a entrada do capital estrangeiro. As regiões de Moscou, São Petersburgo e Baku conheceram um rápido processo de industrialização e condicionaram o surgimento do operariado urbano e o crescimento da classe média. A dinamização na estrutura social uniu as classes no interesse pela democratização do sistema político enquanto a nobreza feudal e o czar tentavam manter a estrutura russa intacta.