probabilidade: Pedro cortou papéis e escreveu um número em cada um para realizar o sorteio. Considerando que os números vão de 1 a 30, Determine a probabilidade de ser sorteado um número
Ímpar
Par
primo
múltiplo de 8
Soluções para a tarefa
A probabilidade de obter cada tipo de número abaixo é calculada através da razão entre o total de números de interesse e o total de números no conjunto. O total de números no conjunto será sempre o mesmo (30). Então, para cada caso, vamos determinar quais são os valores que satisfazem as condições e determinar a probabilidade de retirar um deles.
Ímpar: Como temos um conjunto que começa com um número ímpar e termina com um par, temos que metade dele possui números ímpares. Portanto, existem 50% de chances de obter um número ímpar.
Par: De maneira análoga ao item anterior, metade dos números são pares. Portanto, existem 50% de chances de tirar um número par.
Primo: De 1 a 30, existem dez números primos, sendo eles: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29. Portanto, existem 1/3 de chances de retirar um número primo.
Múltiplo de 8: Nesse conjunto existem apenas três múltiplos de oito: 8, 16 e 24. Portanto, as chances de retirar um múltiplo de 8 são de 1/10.