(Probabilidade e estatística) Numa gaveta há 12 pares de meias de 6 cores diferentes, de modo que cada cor está em 2 pares de meias. Há diferença entre uma meia de pé direito e uma meia de pé esquerdo. Com essas considerações, qual a chance de uma pessoa puxar duas meias aleatórias e elas servirem para o uso?
Soluções para a tarefa
12 pares no total = 24 meias
2 pares de cada cor = 4 meias
A primeira foi puxada, agora restou apenas 23 meias
Agora note que tem apenas 2 meias que vão servir com a que foi retirada ... pois se temos 2 pares iguais é preciso que haja 2 meias iguais, então pode ser uma das duas para completar o par ...
Assim a probabilidade fica ...
2 meias em 23 disponíveis
P = 2/23 de probabilidade ok
A chance de uma pessoa puxar duas meias aleatórias e elas servirem para o uso é 2/23.
Esta questão está relacionada com probabilidade. A probabilidade é uma razão, calculada através da fração entre o número de possibilidades de um evento ocorrer e o número total de possibilidades. Este valor, na forma decimal, pode variar de 0 a 1 e, consequentemente, de 0 a 100%. Usualmente, escrevemos a probabilidade em forma de fração, uma vez que ela é sempre menor ou igual a 1.
Analisando o enunciado, veja que temos um total de 24 meias, devido aos 12 pares de meias existentes. Como existem apenas 6 cores diferentes, sendo 2 pares de cada cor, podemos concluir que existem 4 meias de cada cor, sendo 2 para o pé direito e 2 para o pé esquerdo.
Na primeira retirada de meia, veja que não importa qual foi escolhida. Contudo, na segunda retirada, restam 23 meias, sendo que apenas 2 delas servem para formar um par.
Portanto, a chance de uma pessoa puxar duas meias aleatórias e elas servirem para o uso é: