privatização e bom ou ruim
Soluções para a tarefa
Servia para negociatas políticas com os cargos de confiança dentro da estatal, o famoso toma-lá-dá-cá, bem como para dar privilégios a funcionários públicos que vendiam ou alugava linhas telefônicas por terem acesso privilegiado. O governo brasileiro mesmo tinha prejuízo e a população penava na mão desse monopólio.
Quanto menos estatais, menos barganhas políticas, menos corrupção, mais faturamento de impostos para o país pagos pelas empresas, mais empregos e melhores serviços por conta da concorrência, no lugar de serviços públicos de péssima qualidade. E o principal: mais foco do governante em governar e não em brincar de ser empresário público (e se aproveitar desse capital político), e menos corrupção – apesar de tanto vermos em nossas estatais até os dias de hoje.
O primeiro argumento das pessoas que são a favor da privatização é evitar a corrupção da máquina pública, porém, o problema não são as empresas serem públicas ou privadas, e sim, os políticos/governantes incapazes de fazer um governo de qualidade. O problema real é a população brasileira, que coloca péssimos representantes há décadas.
No meu ponto de vista, privatizar só aumentará a desigualdade socioeconômica. A privatização tem que ser acompanhada da melhora na qualidade de vida da população, sem isso, ela não faz qualquer sentido a não ser beneficiar uma elite, a minoria. A pergunta é: O país é capaz de aumentar os salários dos trabalhadores? diminuir os impostos?. Algo tem que vir em compensação às privatizações.