Administração, perguntado por sassadobrev7459, 1 ano atrás

prioridade competitiva na gestão dos serviços escolares? alguém sabe? por favor ;)

Soluções para a tarefa

Respondido por AnnaBeatriz2006
0
Instituições de ensino sempre tiveram peculiaridades em relação a outros mercados, mas quanto aos investimentos elas não podem agir de maneira diferente. Também precisam planejar em longo prazo.

Tudo começa com o preço. Muitos gestores não lidam de maneira correta com este fator, no entanto, o preço da mensalidade é o item mais importante para uma boa caminhada. Ele não pode ser baixo (para evitar prejuízos), nem alto demais (o que causaria descontentamento na relação custo e benefício).

Não basta apenas jogar um preço aleatório ou tentar ser competitivo com os vizinhos, é preciso ter um planejamento, uma análise de custos efetiva para se tomar a decisão de quanto cobrar.

Além disto, a Lei Federal 9.870/99 dispõe sobre o valor das anuidades escolares e regulamenta seu reajuste, determinando claramente que o mesmo seja acompanhado da planilha de custos. Sem a esta análise, a escola corre o risco de receber multas de órgãos como o Procon, quando acionados pelos pais.

De qualquer maneira, a preocupação não é apenas de ordem legal e burocrática: imagine a consequência de se reajustar as anuidades abaixo da real necessidade da escola? O resultado seria um potencial prejuízo ou perda na margem de lucro, e caso ocorra o contrário, se o reajuste for acima demais, em longo prazo passará a oferecer um serviço abaixo da expectativa das mensalidades.

A análise dos custos deve considerar:

CUSTO TOTAL DE FOLHA + DESPESAS ADMINISTRATIVAS + IMPOSTOS

Nº de ALUNOS

Assim o gestor consegue calcular um preço médio ideal, obtendo, portanto, o reajuste necessário e justificável.

espero ter ajudado!
Perguntas interessantes