Saúde, perguntado por girlenetxenf, 1 ano atrás

principios basicpos de aferese

Soluções para a tarefa

Respondido por baenini
0
Trata-se da doação de um componente do sangue utilizando uma máquina coletora, que separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes.

Quais são os componentes do sangue coletados por máquinas?
Submetido à centrifugação, o sangue é separado em seus componentes primários: plasma, plasma rico em plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos. Após a separação, qualquer deles pode ser coletado seletivamente.

Plasma
De cor amarela e transparente, é composto principalmente por água, sais e proteínas. Pode ser útil para pacientes que necessitam reposição de proteínas da coagulação. Também é matéria prima para produção industrial de medicamentos derivados do sangue, como a albumina humana, proteínas da coagulação e imunoglobulinas.

Glóbulos sanguíneos
Temos três grupos principais de glóbulos, os brancos, os vermelhos e as plaquetas que desempenham funções muito importantes para manutenção da saúde.
Os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio dos pulmões para os tecidos, permitindo a respiração de nossas células.
Os glóbulos brancos são importantes para a defesa de nosso organismo, em especial, no combate a microorganismos invasores.
As plaquetas são pequenos glóbulos incolores, muito importantes no estancamento de hemorragias. Pacientes com poucas plaquetas tem sangramentos espontâneos.

Quem pode ser doador por aférese- doação em máquinas?
Para ser doador por aférese é preciso atingir critérios para ser doador de sangue convencional, sendo que será avaliado previamente pela equipe de aférese. Em especial, essa avaliação é útil para verificar a condição das veias e o resultado do exame hematológico, conhecendo os níveis do componente do sangue que pretendemos coletar.
Excepcionalmente, pessoas que não se enquadram como doadores convencionais de sangue poderão ser doadores por aférese, quando o componente desejado desse doador é muito especial para o paciente. Por exemplo, quando o doador tem um tipo de sangue muito raro ou doadores de células tronco para transplantes.

Como funciona a coleta?
Para sua melhor compreensão, podemos dividir esse processo em partes.
Um kit plástico, estéril e descartável é instalado na máquina coletora. Seu sangue vai circular por ele e, em nenhum momento, entrará em contato com a máquina. Esse circuito é composto de três partes unidas entre si. A primeira coleta o sangue, adiciona a ele um anticoagulante e o transfere a um segundo compartimento, de centrifugação, onde o sangue é separado em seus componentes principais, que ficam dispostos em camadas (plasma, plasma rico em plaquetas, glóbulos brancos e glóbulos vermelhos), permitindo a coleta seletiva do componente desejado em uma pequena bolsa coletora. Por último, a via de devolução, onde os outros componentes são remisturados e devolvidos ao doador.
Esse processo continua até que a coleta programada tenha chegado ao seu final.

Quanto tempo o doador fica ligado à máquina?
O tempo de coleta varia com o produto a ser coletado e com o calibre das veias do doador. Em geral, as coletas levam 30, 90 e 130 minutos, respectivamente para hemácias e plasma, concentrado de plaquetas e glóbulos brancos.
Há um tipo especial de glóbulos brancos, as células-tronco do sangue, utilizadas para transplante de medula óssea, que podem ser coletadas por esse método, no qual o tempo é muito variável, de 2-6h, dependendo da quantidade de células tronco circulantes do doador e da dose desejada de células para o receptor.
No Brasil a coleta de plasma de doador por máquinas é muito rara, devido ao grande excedente de plasma produzido pela coleta convencional de sangue e pelo alto custo da coleta por máquinas.

Qual a vantagem da doação por aférese – em máquinas?
Existem muitas vantagens: para o paciente, para o serviço de transfusão e também para o doador.
Para os pacientes, porque esse método permite coletar maior quantidade do componente desejado do sangue em pequeno volume.

Respondido por viviankraus
0

Trata-se da doação de um componente do sangue utilizando uma máquina coletora, que separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes.

Perguntas interessantes