Principal texto sagrado para os xintoistas
Soluções para a tarefa
Ao contrário das religiões abraâmicas que possuem seus textos principais, como a Torá, Bíblia e Alcorão, o xintoísmo não possui um texto central.
Ao invés de um texto sagrado central, o xintoísmo conta com alguns textos folclóricos e históricos que dão base para muitas das crenças xintoístas.
São eles:
Kojiki: texto de história japonesa mais antigo. É uma coleção de mitos que conta história da criação das quatro principais ilhas japoneses e os Kami.
Nihon Shoki: é o segundo texto de história mais antigo. Sendo mais elaborado que o Kojiki, o Nihon Shoki também trata do mito de criação do Japão e as primeiras 7 gerações de seres divinos.
Rikkokushi: coleção de seis textos que contam sobre a história do Japão e seus mitos desde os primórdios até o século 9. A coleção inclui o Nihon Shoki com mais outros cinco textos.
Jinno Shotoki: texto fortemente influenciado pelo Niho Shoki. Trata de um estudo sobre o xintoísmo e a história política do Japão. Foi escrito no século 14.
O principal texto sagrado para os xintoístas é o Kojiki.
O xintoísmo, na verdade, possui vários textos sagrados, sendo o principal deles que podemos citar é o Kojiki.
Isso é muito diferente das outras religiões que possuem um único texto sagrado como por exemplo:
- Torá,
- Bíblia e
- Alcorão.
Desenvolvimento da resposta:
O xintoísmo é considerada uma religião japonesa. De acordo com os preceitos dessa religião, tudo no universo é divino, interligado e interdependente.
Assim, como falamos, o xintoísmo conta com alguns textos folclóricos e históricos que dão base para muitas das crenças xintoístas. Os quais podemos citar:
- Kojiki: principal texto de história japonesa e é o mais antigo. É uma coleção de mitos que conta história da criação das quatro principais ilhas japoneses e os Kami.
- Nihon Shoki: trata do mito de criação do Japão e as primeiras 7 gerações de seres divinos.
- Rikkokushi: é uma coleção de textos que contam a história do Japão e seus mitos.
- Jinno Shotoki: texto fortemente influenciado pelo Niho Shoki. Trata de um estudo sobre o xintoísmo e a história política do Japão.
Dessa maneira, o xintoísmo possui vários textos sagrados, sendo que o principal deles e mais antigo é o Kojiki.
Outras questões relacionadas:
- Fundação do xintoísmo: https://brainly.com.br/tarefa/2800872
- Características do xintoísmo: https://brainly.com.br/tarefa/15795368
- Xintoísmo: https://brainly.com.br/tarefa/15354817
Matéria: Sociologia
Nível: Ensino Médio