Psicologia, perguntado por silvagabs, 1 ano atrás

principal consequência do isolamento social

Soluções para a tarefa

Respondido por LineRodriguêsc
7
– A variabilidade da frequência cardíaca, sintoma comum do isolamento social, aumenta o risco de desenvolvimento de problemas de saúde e depressão.

– Muitas vezes, as pessoas acreditam que é difícil fazer novos amigos e criar sua própria rede social. O estudo mostra que o isolamento social deve ser evitado, pois tem impacto negativo tanto na saúde física quanto na saúde cognitiva.

– O isolamento social pode trazer problemas para a qualidade do sono, aumenta a pressão arterial e o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, pessoas mais velhas podem evitar o problema mantendo contato com ex-colegas de trabalho, participando e organizando eventos familiares.

– Pessoas mais velhas que vivem sozinhas não necessariamente serão solitárias. Se permanecerem engajadas socialmente e desfrutarem da companhia de pessoas que gostam, não sofrerão com o isolamento.

Respondido por adrianosilva88ov2e3l
2
O isolamento social é um comportamento no qual o indivíduo deixa de participar - voluntariamente ou não - de atividades sociais em grupo como trabalho e entretenimento. É um fenômeno geralmente observado na população idosa, sem-teto ou grupos com pouca mobilidade entretanto não é limitado a estes podendo ser observado em outras faixas etárias, grupos sociais e em grandes cidades, onde o contato social teoricamente é maior. Fatores como doenças físicas, eremitismo, ideologias de preservação e doenças psicológicas podem influenciar o surgimento do isolamento social.[1] Wilson[2] define o isolamento social como "a falta de contato interação sustentada com indivíduos ou instituições que representam a sociedade predominante".[3]
Perguntas interessantes