História, perguntado por viniciusbetoco, 1 ano atrás

principais teoricos e ideias iluministas.

Soluções para a tarefa

Respondido por joycemntr
10
Rousseau: autor da frase "O homem é bom, a sociedade o corrompe", logo, ele acreditava que a natureza humana é bondosa, mas a sociedade e o meio, o tornam num ser ruim e maldoso. Defendia a liberdade econômica, sem intervenção do Estado. Também foi o autor do famoso "Contrato Social", onde dizia que as desigualdades sociais privam o homem do seu direito à liberdade, então devia ser combatida.

Voltaire: Baseava seus pensamentos nos ideais de outros filósofos como John Locke (também iluminista) e Newton; defendia a liberdade civil e econômica e seus pensamentos tiveram forte influência na Revolução Francesa.

John Locke: Apoiador do liberalismo; afirmava que o conhecimento deve ser buscado através da razão e da experiência. Dizia também que a soberania deveria ser do povo e não do Estado, por isso, defendeu a ideia dos 3 poderes: executivo, legislativo e judiciario (adotados hoje). Entretando, era um defensor da escravidão, pois acreditava que ela era importante para o fortalecimento da economia.

Adam Smith: Apoiador do liberalismo econômico. Suas ideias tiveram forte influência no capitalismo.

Montesquieu: Criticava o absolutismo da igreja e defendia a divisão dos 3 poderes abordada por John Locke.

Diderot: deu início à escrita de "A Enciclopédia" (muito importante), afirmava que a política deveria ser em prol de eliminar as diferenças sociais; era defensor da ciência e da tecnologia como fonte de conhecimento, além de fazer críticas ao absolutismo.

Quernay: Fundou a primeira escola de economia francesa; foi um colaborador da enciclopédia junto de muitos outros filósofos e afirmava que a agricultura era o setor mais importante da economia.

Enfim, os filósofos iluministas defendiam ideais muito parecidas, especialmente quando faziam críticas ao absolutismo e defendia a democracia e a soberania do povo. Defendiam, também, o liberalismo economico, onde o povo deveria ter direito ao livre comércio, sem interferência do Estado, além de fazerem fortes críticas a religião e fé exacerbada como fonte de conhecimento, pois eles acreditavam que o homem deveria ter liberdade de pensamento, baseado na razão e na ciência. Foram formuladores de novas ideias, por isso o se´éculo XVIII foi considerado o "século das luzes".

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes