História, perguntado por eduarda14531157, 11 meses atrás

principais países mercantilista? e o pq?

Soluções para a tarefa

Respondido por vitor65347
2

Resposta:

Entre os principais países que adotam o mercantilismo como modelo econômico, podemos citar França, Inglaterra, Espanha e Portugal. Cabe lembrar que o tipo de mercantilismo adotado não apenas observou características próprias em cada um dos países, mas também apresentou variações dentro de um mesmo país ao longo do tempo.

França: o principal impulsionador do mercantilismo na França foi Jean-Baptiste Colbert, ministro da economia de Luís XIV. Colbert procurou desenvolver o comércio na França, ao mesmo tempo em que dificultava a entrada de produtos estrangeiros. Também foi responsável por impulsionar a fabricação de manufaturas e artigos de luxo para abastecer o mercado europeu.

Inglaterra: o mercantilismo inglês se fortaleceu ao longo do século XVII, também priorizando a produção interna e dificultando a entrada de produtos estrangeiros através dos Atos de Navegação, em 1651. A Inglaterra expandiu muito sua marinha mercante e conquistou domínio sobre muitos territórios coloniais, se tornando uma grande potência comercial.

Espanha: entre os espanhóis, a prática mercantilista esteve ligada à exploração dos metais preciosos encontrados nas colônias americanas. O baixo desenvolvimento de manufaturas, em comparação com outros países europeus, e o excesso de ouro e prata favoreceram a importação de produtos estrangeiros em relação às exportações, contribuindo para um déficit da balança comercial.

Portugal: desenvolveu um tipo de mercantilismo baseado principalmente na exploração do comércio colonial, mas que apresentou variações ao longo do tempo. Com a ascensão do marquês de Pombal, já no século XVIII, também conseguiu obter algum desenvolvimento manufatureiro.

Explicação:

Definição

O mercantilismo foi o modelo de política econômica predominante dos Estados Modernos europeus entre os séculos XV e XVIII. Também chamado de “capitalismo comercial” por alguns autores, o mercantilismo é comumente identificado como um período de transição entre o feudalismo e o capitalismo liberal, que se consolidaria depois das revoluções burguesas. Representa uma fase da economia europeia voltada para o comércio, em oposição ao modelo de produção feudal adotado durante parte da Idade Média, baseado na agricultura. O mercantilismo se espalhou pela Europa e esteve associado às monarquias absolutistas durante o Antigo Regime, mas também se manifestou em países que adotavam monarquias constitucionais, como Inglaterra e Holanda. Podemos citar algumas características gerais desse sistema econômico, mas cabe considerar que ele se manifestou de formas diferentes nos países em que foi adotado, assim como apresentou variações ao longo do tempo.

Perguntas interessantes