História, perguntado por cemabiaju200849, 8 meses atrás

principais informações evento que simbolizou a conversão de Clóvis ao catolicismo

Soluções para a tarefa

Respondido por ceciliayume07
2

Resposta:

primeiro rei dos francos foi Clódio. Em 430 se instalou na Gália tendo recebido nesse ano do imperador Valentiniano III (425-455), o título de legado, e mandou educar seu filho Meroveu na corte do imperador em Ravena, Itália, como era o costume.

Os francos souberam fazer carreira no Império. Quando Meroveu se tornou chefe, em 451, lutou contra os hunos de Átila, e seu filho Quilderico ajudou as forças galo-romanas a salvar Angers dos saxões.

Como esses francos ainda eram pagãos, e não tinham se tornado hereges arianos pelo famoso bispo Úlfilas, os bispos se aproximaram deles e os converteram. Isto se deu com a conversão do rei Clóvis, filho de Quilderico e da princesa Basina, e que aos quinze anos se tornou chefe. Clóvis foi instruído na fé pelo eremita São Vasta, depois bispo de Arras; ao escutar a narrativa da Paixão de Jesus, Clóvis exclama: “Ah! Se eu estivesse lá com os meus francos!”.

São Remígio, bispo de Reims se aproximou dele para trazê-lo a Igreja, e conseguiu. Clóvis já era o mais forte dos reis bárbaros, e a aliança com os bispos foi fundamental para isso, devido a sua autoridade. Esses foram os primeiros bárbaros que se converteram ao catolicismo.

Três séculos depois, outro rei descendente dos bárbaros, no ano 800, o franco Carlos Magno era também batizado e coroado imperador pelo Papa. Assim esses homens, na fé de Cristo e da Igreja mantiveram o Império, que consideravam fundamental para o mundo; e agora a tarefa era integrar nele os bárbaros. E somente a Igreja, poderia cumprir essa missão.

Perguntas interessantes