Filosofia, perguntado por FabianyMoreira365, 1 ano atrás

PRINCIPAIS IDEIAS DE NIETZSCHE?

Soluções para a tarefa

Respondido por sofia2606
13
Para Nietzsche o mundo passa e voltará a passar indefinidamente pelas mesmas fases e cada homem voltará a ser o mesmo em novas existências. Para os fracos que se conformam na humildade, no temor ao pecado e na infelicidade, esta revelação é esmagadora. Porém, para os fortes, que souberam tornar-se super-homens, este é um pensamento exaltador. Além da influência da cultura grega, particularmente de filósofos como Platão e Aristóteles, Nietzsche foi influenciado pelo filósofo alemão Schopenhauer, pela teoria da evolução e pelo seu amigo compositor Richard Wagner. 
Um dos pontos básicos defendidos por Nietzsche era que os valores tradicionais (representados principalmente pelo cristianismo) perderam seu poder na vida dos indivíduos. Ele expressou isso na sua fala "Deus está morto". Ele estava convencido que os valores tradicionais representavam uma moralidade escrava, uma moralidade criada por indivíduos fracos e ressentidos que estimularam comportamentos gentis por interesses próprios. Nietzsche dizia que novos valores poderiam ser criados para substituir os tradicionais, e sua discussão dessa possibilidade levou-o ao conceito do super-homem. 
De acordo com Nietzsche, as massas, que ele chamou de rebanho, correspondem à tradição, enquanto que que seu super-homem ideal é seguro, independente e altamente individualista. O super-homem sente profundamente, mas as suas paixões são racionalmente controladas. Concentrando-se no mundo real, ao invés de concentrar-se nas recompensas do próximo mundo prometido pela religião, o super-homem vive a vida, incluindo o sofrimento e a dor que acompanham a existência humana. Seu super-homem é um criador de valores, um criador de moralidades máximas que refletem a força e a independência de alguém que está liberto de todos os valores, exceto aqueles que ele acredita válidos. 
Nietzsche defendeu a idéia de que todo o comportamento humano é motivado pela busca do poder. No sentido positivo, a busca do poder não é simplesmente ter poder sobre outros, mas poder sobre si-mesmo, que é necessário para criatividade. Tal poder se manifesta no super-homem como independência, criatividade e originalidade. Embora Nietzsche negasse que o super-homem existisse, ele citou alguns indivíduos que poderia servir como exemplo. Entre eles, citou Socrates, Jesus, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Shakespeare, Goethe, Julio Caesar e Napoleão. 
O conceito do super-homem tem sido frequentemente interpretado como uma declaração de sociedade mestre-escravo e, portanto, associada ao totalitarismo. Mas muitas escolas negam essa conexão e atribuem isso a uma interpretação errônea do trabalho de Nietzsche.
Respondido por lidiaesterfanne
17
são muitas ..mas aqui vai algumas das principais ideias de Nietzsche :
*O destino do homem era feito de momentos felizes e não de épocas felizes
* A verdade é uma vontade de engano
* A mentira mais comum é a que o homem usa para enganar a si mesmo
*Não se aprende a voar voando
*Quem luta contra monstros deve ter cuidado para não se transforma como um deles.
*o sucesso sempre foi um grande mentiroso
* a melhor arma contra um inimigo é outro inimigo
Perguntas interessantes