Sociologia, perguntado por annanunes375, 1 ano atrás

principais ideias de Augusto Comte

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielasantosj2
8

É importante salientar que Comte viveu sob a égide da Revolução Francesa, bem como da ciência moderna e da Revolução Industrial.

Portanto, seus ditos e escritos são referentes as intensas transformações sociais, econômicas, políticas, ideológicas, tecnológicas e científicas decorrentes da consolidação do capitalismo.

Nesse contexto, ele percebeu que os fenômenos sociais deveriam ser percebidos como os outros fenômenos da natureza.

Isso porque eles eram apenas um tipo específico de realidade teórica, o que implica que devem ser enunciadas em termos sociais.

Ele cunha o termo "sociologia", para designar uma doutrina social baseada em princípios científicos, dividindo-a em dois campos:

os estudos das estatísticas sociais para a compreensão das forças que mantêm a coesão social;

as dinâmicas sociais em si, para o estudos das causas das mudanças sociais.

Portanto, a "Física Social" ou "Sociologia", partiria dos princípios da observação, experimentação, comparação e classificação enquanto métodos.

Ela tinha como finalidade tudo o que é "positivo", ou seja, o real, o útil, o certo, o preciso, o relativo, o orgânico e o simpático.

Daí surge a outra contribuição de Comte: o Positivismo. Ou seja, a visão pela qual a análise dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos e pesquisa suas leis, uma vez que são fenômenos observáveis.

O positivismo pregava um modelo de sociedade organizada, na qual o poder espiritual não mais prevaleceria, ficando o governo à cargo dos sábios e cientistas.

Este novo método geral para a ciência caracteriza-se pela observação em aliança com a imaginação. Estão sistematizadas, por sua vez, segundo princípios adotados pelas ciências exatas e biológicas.

Contudo, vale notar também, o fato de Comte perceber que cada tipo de fenômeno possui suas particularidades. Isso implica dizer que há um método específico de observação para cada fenômeno.

Outra importante criação de Auguste Comte foi a "Religião da Humanidade", com bases teológicas e a metafísicas. Isso tudo, reconhecendo a preponderância do papel histórico desempenhado pelos estágios provisórios da Humanidade, previsto na "Lei dos Três Estados"

Seu pensamento influenciou pensadores da grandeza de Karl Marx, John Stuart Mill, George Eliot, Harriet Martineau, Herbert Spencer e Émile Durkheim.

Criador do termo “altruisme” (autruísmo), a filosofia de Comte para a humanidade se resumiria em "vivre pour autrui" (viva pelos outros).

Perguntas interessantes