História, perguntado por gordonsff6, 10 meses atrás

principais fatos e aspectos que ligam a história de Napoleão à independência do Brasil? alguem me ajuda?

Soluções para a tarefa

Respondido por isabeleseixas2017
1

Explicação:

As Causas da Independência do Brasil foram alguns fatos históricos e importantes que aconteceram na História do Brasil e que contribuíram para o desencadeamento da proclamação da independência do país, no dia 07 de setembro de 1822.

Dom Pedro I (1798 – 1834) com o grito do Ipiranga “Independência ou Morte”, que deu às margens do rio Ipiranga, tirou o país da posição de colônia portuguesa e deu possibilidades de soberania e liberdade, tanto econômica quanto política.

Muitas foram as causas da Independência do Brasil que antecederam a declaração que, de fato, declarou o Brasil independente. A Proclamação da Independência do Brasil ocorreu no dia 07 de setembro de 1822, através do príncipe regente Dom Pedro I, que era filho de Dom João VI (1767 – 1826).

A família real chegou no Brasil durante o Período Napoleônico e após o fim dessa era, no ano de 1815 nos países da Europa, os portugueses fizeram pressão para que o imperador voltasse para casa. Por esse motivo, D. João VI transformou o Brasil em um Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser um Brasil Colônia, posição que desacordava com os interesses de Portugal.

No Brasil existia dois movimentos políticos importantes, um era a favor de que houvesse a Revolução Republicana Liberal Abolicionista, o outro era formado por uma elite agrária muito conservadora. As movimentações se tornavam causas da Independência do Brasil, colocando a proclamação de soberania como única alternativa, apesar do intuito de manter o mesmo sistema tradicional.

O movimento Republicano e Abolicionista ganhou força por causa da insistência de D. João VI em permanecer no Brasil. A Revolução Pernambucana de 1817, surgiu a favor da República e contra o governo português. O movimento foi influenciado pela ideologia do Iluminismo e também foi incentivado pela econômica da época.

A insatisfação com a permanência de D. João VI no Brasil, fizeram com que os portugueses liderassem a Revolução Liberal do Porto no ano de 1820. Toda a burguesia liberal de Portugal reivindicava a instauração de uma Monarquia Constitucional, além do retorno da família real e que o Brasil fosse recolonizado novamente.

Perguntas interessantes