História, perguntado por leca7, 1 ano atrás

principais dogmas ou orientações no budismo

Soluções para a tarefa

Respondido por EdnaelOxe
28
O fundador do Budismo nunca criou dogmas nem impôs aos seus discípulos uma fé cega. Ele permitia que cada um tivesse suas experiências pessoais, apenas ensinando o caminho, mas deixando a escolha nas mãos de seus aprendizes – “venha e experimente você mesmo”. Depois da sua morte, realizou-se o Primeiro Concílio Budista, que congregou neste momento 500 membros, então prontos para organizar os ensinamentos budistas, conhecidos como Dharma
A moral budista é fundada na conservação vital e no comportamento comedido. Para tocar estas metas, é preciso adestrar a mente e colocar em evidência a disciplina moral – sila -, a concentração meditativa – samadhi – e a sabedoria – prajña.
Respondido por joaovitor24
11
o Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos de Buda para todos os seres, que revelam a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, em que conhecimento e inteligência predominam. O Budismo é uma religião prática, que trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos. É devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a levá-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. Por ser uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida, é frequentemente chamado de “Budismo Humanista”.
Perguntas interessantes