principais diferenças entre o Mapeamento de Processos e o Mapeamento do Fluxo de valor.
Soluções para a tarefa
O Mapa do Processo é definido como a representação gráfica e sequencial que aborda as etapas de um determinado processo detalhadamente, ele apresenta as informações administrativas e operacionais inerentes a cada etapa, para controlar e analisar todos os parâmetros.
Geralmente os mapas de processo trazem informações como: operações e ações envolvidas, agentes responsáveis por cada etapa, custos inerentes, técnicas aplicadas, recursos necessários, limitações internas ou externas, potencial do mercado, satisfação do consumidor, entre outras.
Já o mapeamento do fluxo de valor é uma ferramenta de comunicação e planejamento, com ela é possível conhecer os detalhes dos processos de fabricação de forma sequencial, servindo para direcionar melhorias nos processos responsáveis pela transformação de um produto.
Ou seja, o mapa de fluxo de valor deve ter início na cadeia de fornecedores, passar pela empresa e finalizar no cliente final, percorrendo todo o caminho do processo de transformação da matéria prima em sinergia com as pessoas e recursos utilizados, diferente da etapa de mapa de processo que pode estar relacionada a apenas uma atividade.
Define-se o produto que a empresa deseja mapear, é feita análise do estado atual do produto de acordo com informações baseadas nos tempos empregados e número de pessoas envolvidas em cada processo.
A partir disso é desenvolvido um desenho do estado futuro do que se deseja, acompanhado do plano de ação para a implementação do novo projeto.
Quando compara-se o mapa do estado atual com o desenho do estado futuro almejado no produto, fica nítido que muitos processos podem ser eliminados e é esta a oportunidade para otimizar custos e recursos.
Abraços!