Principais cumprimentos do Judô - Saudações e vocabulário de
competição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Início do treino
Seiza – Posição de atenção, ajoelhado.
Normalmente, no início do treino, o sensei solicita a todos que alinhem, por oderm de faixa. Em seguida, o sensei ou o mais graduado no momento inicia o procedimento de saudação, conforme abaixo:
Kiotsuke ! – Significa “atenção!”. Quando o sensei diz “kiotsuke“, todos devem parar, estar em formação e esperar pela próxima fala do sensei.
Shomen ni ! – Significa “virem-se de frente para a parte principal do dojo!”. É algo como “Direita, volver!” utilizada pelos exercitos militares. A parte principal do dojo (shomen) é onde encontra-se ou a bandeira do japão, ou a foto do Sensei Jigoro Kano, ou alguma outra homenagem aos principais mestres e fundadores do judô. A mesma ordem é dada em dojos de outras artes japonesas como o Karatê, então é na área principal do dojo (shomen) em que se encontra a homenagem aos fundadores da arte.
Rei ! – Significa “cumprimentem!”. Alguns dojos realizam as saudações ajoelhados (za rei). Outros realizam as saudações em pé (ritsurei).
Sensei ni ! – Significa “virem-se para o Sensei!”. Neste momento, todos viram-se de frente para o sensei principal que se encontra no dojo.
Rei ! – Novamente, uma ordem para que todos cumprimentem o sensei. Neste momento, por ser o início do treino, os alunos cumprimentam e juntos falam: “onegai shimasu”
Onegai Shimasu – É um termo as vezes difícil de traduzir literalmente para o português. Uma tradução próxima seria algo como “Por favor, permita que eu treine e aprenda com você”. É um termo que é carregado de valores como respeito, humildade e honra. Quando isso é dito no dojo pelos alunos, em direção ao sensei principal, significa que o aluno está se colocando na condição de aprendiz, que está aberto para ver, ouvir e prestar atenção em cada detalhe do que é ensinado pois ele reconhece a autoridade e experiência de quem está ensinando, e ele sabe que precisa caminhar muito para chegar neste nível.
As vezes é possível também dizer “onegai shimasu” antes de fazer um randori ou um treino com um colega. Nesse caso, significa “estou disposto a aprender com você com muito respeito, honra e dignidade”. Alguns dizem que o termo “Oss” é uma abreviação de “onegai shimasu“, mas pela forma com que o termo “oss” é utilizado, principalmente no Brasil, isso não parece proceder.
Após o cumprimento ao sensei, a aula inicia-se de acordo com a dinâmica de cada dojo (aquecimento, alongamento, etc).
Final do treino
Novamente, ao final do treino, o sensei solicita que todos voltem à formação inicial, e o sensei ou o mais graduado inicia o procedimento para finalizar a aula:
Kiotsuke ! – “atenção!”.
Mokuso ! – É o comando que significa algo como “meditem!”. Alguns dojos realizam o mokuso no início do treino também. Confira aqui nosso texto sobre o Mokuso –
Kiotsuke ! – “atenção!” (novamente, para finalizar o mokuso.
Shomen ni ! – “Virem-se de frente para a área principal do dojo!”
Rei ! – “Cumprimentem!” – Novamente, pode ser za-rei ou ritsurei.
Sensei ni ! – “Virem-se de frente para o Sensei principal presente no dojo”
Rei ! – “Cumprimentem!
Explicação:
Quem quiser copiar apenas os nomes:
Inicio do treino:
Kiotsuke
Shomen ni
Rei
Sensei ni
Onegai Shimasu
Final do treino:
Kiotsuke
Mokuso
Kiotsuke
Rei
Sensei Ni
Rei.
As principais saudações e o vocabulário do Judô são:
- rei - saudar
- kiotsuke! - sentido!
- shomen ni - saudação ao Shomen
- sensei ni - virar-se para o sensei
- onegai shimasu - cumprimento á todos
- mokuso - comando para meditar
- yame - encerrar o mokuso
- hajime - começar
- za-rei -cumprimento ajoelhado
- age -levantar
- dojô - local de treinamento
- kachi - vitória
entre outros termos técnicos
História do judô
O judô é uma arte marcial criada em 1882 por Jigoro Kano. É uma adaptação do jiu jitsu e tem como objetivo desenvolver a mente e técnicas de defesa pessoal.
A roupa utilizada é a judogi, normalmente da cor branca, porém, também é utilizada a cor azul em momentos de respeito. Toda a luta ocorre em tatames, normalmente em clubes judocas.
Podemos dividir em kiu (aprendizes) e dan (mestres), e as faixas dos alunos indicam o grau, classificada na seguinte ordem:
- branca
- azul
- amarela
- laranja
- verde
- roxa
- marrom
Os mestres utilizam:
- faixa preta
- faixa listrada de vermelho e branco
- faixa vermelha
Para aprender mais sobre artes marciais, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/49337292