Sociologia, perguntado por 4500983928, 8 meses atrás

Principais crises do capitalismo ao longo dos ultimos 100 anos.
Tirando a de 1929 e a de 2008 pois ja fiz

Soluções para a tarefa

Respondido por rebequinhaanjo
7

Resposta:

1971: “O fim do sistema padrão-ouro”. Os gastos excessivos dos EUA no exterior e a Guerra do Vietnã fizeram com que as reservas de ouro do país se reduzissem drasticamente.

1973: “O embargo do petróleo no conflito árabe-israelense”. O corte de provisão dos Estados que compõem a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) na chamada primeira crise do petróleo, durante a Guerra do Yom Kippur, provocou o aumento de US$ 2,50 a US$ 11,50 na commodity em 1974.

1979: “A Revolução Iraniana”. A derrocada do xá Mohammad Reza Pahlevi e a instauração da República Islâmica do Irã provocaram a segunda crise do petróleo, um novo colapso internacional.

1987: “A Segunda-feira Negra”. Em 19 de outubro de 1987, milhões de investidores se lançaram em massa a vender suas ações na Bolsa de Nova York devido à crença generalizada de gestão inadequada de informações confidenciais e à aquisição de empresas com dinheiro procedente de créditos.

1994: “A crise do peso mexicano”. Incapaz de manter a taxa de câmbio fixo em relação ao dólar, o Governo do México anunciou a desvalorização da moeda nacional.

1997: “A crise dos Gigantes Asiáticos”. Em julho a moeda tailandesa se desvalorizou.

1998: “A crise do rublo”. O sistema bancário da Rússia entrou em colapso, com uma suspensão parcial de pagamentos internacionais, a desvalorização da moeda e o congelamento de depósitos em divisa estrangeira.

2000: “A crise das pontocom”. Os excessos da nova economia deixaram um rastro de quebras, fechamentos, compras e fusões no mundo da internet e das telecomunicações, e também um grande buraco nas contas das empresas de capital de risco.

2001: “As Torres Gêmeas”. Os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas em Nova York e o Pentágono em Washington, que deixaram um balanço de cerca de três mil mortos, provocaram também queda nas bolsas.

2001-2002: “A crise argentina”. O Governo não possuía fundos para manter a paridade fixa do peso ante o dólar e, perante a saída de capitais, impôs restrições à retirada de depósitos bancários, uma medida conhecida como Corralito.

Explicação:

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes