principais características do relevo Planalto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento.
Resposta: um planalto é uma região plana e com altitudes elevadas em relação ao nível do mar. Apesar de elevadas, essas altitudes são consideradas medianas, estando entre as montanhas e planícies.
Explicação:
Além das altitudes, já mencionadas, os planaltos podem ser classificados quanto aos tipos de rochas que os compõem. Nesse sentido, a classificação distingue três tipos.
Planalto Basáltico: é constituído principalmente pelas rochas ígneas provenientes de atividade vulcânica. Portanto, são aquelas formadas depois de erupções, pela solidificação do magma na superfície terrestre. É um tipo de solo altamente produtivo, composto majoritariamente pelo basalto.
Planalto Basáltico
Planalto Cristalino: a composição principal é de rochas metamórficas (transformação das rochas sedimentares ou magmáticas) ou ainda de rochas intrusivas, que são aquelas formadas abaixo da superfície terrestre. Dessa forma, pode-se dizer que sua constituição é feita pelo desgaste de agentes externos. As rochas cristalinas são muito recorrentes em sua composição, daí o nome.
Planalto Cristalino
Planalto Sedimentar: a formação desse tipo de planalto está diretamente relacionada ao movimento das placas tectônicas. De acordo com o nome, são formados por rochas sedimentares, resultantes dos agentes de transformação interna, ou endógenos.
Planalto Sedimentar
Em relação ao relevo, as formas mais encontradas são o relevo tabular (ou tabuliforme) e as chapadas. Mas também podemos encontrar serras, morros e escarpas