Português, perguntado por denislane86, 10 meses atrás

principais características de todo herói mítico?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kaygsouza
3

Resposta:

O estatuto diferencial de herói está intimamente ligado ao universo do mito.

Repare-se que a própria definição de herói remete para a mitologia clássica, tal como nos afirma Joel Schmidt, no seu Dicionário de Mitologia Grega e Romana (Lisboa, Edições 70, 2002): «É chamada herói, na mitologia, toda a personagem que exerceu, sobre os homens e sobre os acontecimentos, uma determinada influência, que lutou com tanta bravura, ou realizou feitos de uma tal temeridade, que se elevou acima dos seus semelhantes, os mortais, e que pôde ousar aproximar-se dos deuses, merecendo assim depois da morte uma veneração e um culto particulares» (p. 141).

Enquanto personagem que se destaca pela excecionalidade com que enfrenta os mais difíceis obstáculos, é natural que o herói esteja irremediavelmente associado à epopeia, razão pela qual tenha sido «a poesia épica, a Ilíada em particular, [...] a primeira a criar a ideia de herói. É assim que vemos Aquiles, Ajax, Ulisses e muitos outros entregarem-se, durante os combates da guerra de Tróia, a autênticos prodígios de habilidade e de coragem. Mas, desde a sua nascença, estes heróis já são diferentes dos homens. Na sua maior parte, eles são filhos de um deus ou de uma deusa de quem recebem, durante a sua existência, ajuda e protecção

Assim, para se definir o herói épico importa não esquecer que este ganha vulto como protagonista de narrativas heróicas, sobretudo épicas que, por sua vez, se distinguem pelo facto de aí «haver um lugar especial para a fantasia, a inverosimilhança, o imprevisto, confirmando que o terreno discursivo onde impera o heroísmo obedece a regras próprias.

As características de qualificação e exceção pelas quais «se destaca das restantes figuras que povoam a história [...], definindo-se pela convergência de determinadas qualidades e pelo caráter inédito e exemplar que elas possam assumir perante o universo fictício ou real da história.

Enquanto todo o herói épico é um herói mítico, essa realidade não se mantém, obrigatoriamente, na configuração do herói mítico, pois este pode não ser um herói épico. Em Mensagem surge o herói mítico por excelência, aquele cuja vida foi a entrega a uma causa, a um sonho, algo que permanece no espírito dos vindouros e lhes passa a mensagem de missão a cumprir.

Perguntas interessantes