Principais características das civilizações da antiguidade oriental (Egito,Mesopotânia,Fenícios, Persas, Hebreus)
Soluções para a tarefa
Olá!
A sociedade egípcia se caracteriza por ter se desenvolvido às margens do rio Nilo, algo que lhes garantiu solos férteis para alimentar a crescente população. Sua história pode ser dividida em duas grandes eras: o período pré-dinástico e o período dinástico, mais conhecido pela presença dos faraós e das grandes obras. Como o Império Romano, a decadência do Egito se deu principalmente pela invasão de diferentes povos, sendo dominado pelos Persas em 525 a.C.
A Mesopotâmia é uma região do Oriente Médio, situada entre os rios Tigre e Eufrates, na qual surgiram várias civilizações durante os 4.000 a.C. Nessa região foram construídos muitos canais de irrigação a fim de aumentar a capacidade agropecuária do clima semiárido. São povos mesopotâmicos os sumérios, os amorritas, os assírios e os caldeus.
Os fenícios são caracterizados principalmente pela vocação marítima e comercial, uma vez que o local em que habitam estava rodeado pelo mar e por montanhas. Foi também a civilização que inventou o alfabeto.
Os persas construíram um dos maiores impérios da Antiguidade, conquistando povos como os egípcios, os hebreus e os fenícios. Devido à expansão do império, cada região continuava a exercer suas atividades costumeiras ao mesmo tempo em que era imposta a unidade política e em se construíam estradas para melhorar a comunicação.
Os hebreus, por fim, são vistos como o povo que legou à humanidade o monoteísmo. Suas leis eram essencialmente religiosas, as quais submetiam até o soberano. É conhecido como Êxodo o momento em que Moisés conduz o povo de volta a Palestina.
Espero ter ajudado. Até mais!