principais características da ginástica artística masculina
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Resposta:
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa. ... Argolas: neste aparelho o ginasta deve apresentar uma variedade de movimentos estáticos, alternados com elementos de balanço à frente e à retaguarda e de força.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa.
Solo: os exercícios no solo, devem conter predominantemente elementos acrobáticos, combinados com outros movimentos de força de flexibilidade e de equilíbrio com combinações coreográficas, formando um todo harmonioso.
Cavalo com arções: os exercícios devem conter movimentos circulares apelidados de "círculos" e pendulares "tesouras" com utilização de todas as partes do cavalo, devendo ser executados sem paragens.
Argolas: neste aparelho o ginasta deve apresentar uma variedade de movimentos estáticos, alternados com elementos de balanço à frente e à retaguarda e de força. O exercício deve ser concluído com uma saída acrobática.
Saltos: os saltos são executados a partir de uma corrida prévia de 25 metros com chamada a dois pés no trampolim e um curto apoio das mãos na "mesa" de saltos, após o que o ginasta realiza uma série de rotações, concluindo com uma receção equilibrada.
Paralelas: o exercício de paralelas deve conter uma combinação de movimentos de balanços de voo e estáticos. O ginasta deve utilizar todo o comprimento dos banzos e apresentar movimento por baixo e sobre os banzos, com predominância dos movimentos de balanço e terminando com uma saída acrobática.
Barra-Fixa: o ginasta deve apresentar movimentos de balanço contínuos sem tocar com o corpo na barra, utilizando mudanças de pegas com rotações, elementos com voo (despegues) com largada da barra e retorno. As saídas são parte integrante da execução do exercício e são movimentos acrobáticos espetaculares.
No GCP, a Ginástica Artística Masculina está organizada em quatro níveis de prática:
Formação: a partir dos 6 anos, de acesso condicionado com determinados pré-requisitos. Realiza-se todo o trabalho de iniciação, na área do desenvolvimento das capacidades físicas essenciais para a disciplina e de bases em cada um dos aparelhos.
Competição Base: com acesso condicionado, através de pré-requisitos específicos. É realizado um trabalho de especialização, mais exigente, tendo em vista a participação em competições oficiais distritais e nacionais (Divisão Base).
Competição: de acesso muito limitado é o grupo “top” da Ginástica Artística Masculina, com a generalidade dos ginastas a procurarem participar nos Programas Técnicos e competições oficiais da 1ª Divisão (da FIG – Federação Internacional) e numa perspetiva de integração nas Seleções Nacionais (esperanças, juniores e seniores).
Masters: área de prática para ginastas de idades acima dos 16/17 anos, antigos praticantes da disciplina ou para quem se iniciou mais tarde. Caso o desejem e cumpram os programas técnicos da Divisão Base têm a hipótese de participar em competições oficiais, representando o Clube.
Explicação:
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Resposta:
Definição
"A Ginástica Artística é uma das modalidades esportivas mais antigas e populares do programa olímpico. É um desporto que se distingue pela grande variedade de movimentos artificiais, dinâmicos ou estáticos de difícil coordenação, executados em condições especiais: nos aparelhos, onde o nível dos ginastas é avaliado por um grupo de juízes, conforme os critérios de dificuldade do programa a composição e a qualidade de execução" (SMOLEVSKY, 1996).
Aparelhos
As competições oficiais envolvem seis provas masculinas e quatro femininas, realizadas conforme uma ordem a ser seguida, chamada de "ordem olímpica".
Provas:
I - Solo: dura entre 50 e 70 segundos e não possui acompanhamento musical, realizada em um tablado de 12x12 metros;
II - Cavalo com alças: está a 1,05 m do solo e tem 1,60 m de comprimento, onde se executam movimentos contínuos de círculos e tesouras, sendo que somente as mãos do ginasta podem tocar o aparelho;
III - Argolas: estão a 2,55 m do solo, onde o ginasta executa movimentos estáticos na vertical ou horizontal, sendo que as argolas devem sempre permanecer paradas;
IV - Salto sobre o cavalo: após as Olimpíadas de Sidney em 2000, o cavalo antigamente utilizado passou por uma transformação anatômica devido ao grau de dificuldade dos exercícios, passando a ser chamado de mesa de salto, com as seguintes dimensões de 1,20 X 0,90 m ficando a 1,35 m do solo, sendo que todos os saltos devem ser executados com repulsão em ambas as mãos sobre a mesa;
V - Paralelas Simétricas: estão a 1,75 m do solo, durante a execução da prova o ginasta deve executar movimentos de maior dificuldades quando ambas as mãos não estejam em contato com as barras;
VI - Barra Fixa: está a 2,55 m do solo, durante a execução da prova o ginasta deverá manter-se em constante movimento, que variam de giros a mortais retornando a barra.
Origem da Ginástica Olímpica
A Ginástica da era moderna surgiu no final do século XVIII, incentivada por grandes precursores como Johann Christoph, Guts Muths, Jean Basedow e o grande Friederich Jahn.
Explicação: