História, perguntado por netolaignier456, 1 ano atrás

Principais acontecimentos dos governos de Jânio Quadros e de João Goulart, destacando as medidas econômicas e relações com os demais países, me ajudem com isso :)

Soluções para a tarefa

Respondido por dudamunizbaleeiro202
2

Apoiado em campanha de ampla repercussão popular, com seus discursos moralistas, nos quais prometia “varrer a corrupção”, Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de outubro de 1960, derrotando seu adversário – o marechal Henrique Teixeira Lott – por uma ampla margem de votos.

Jânio Quadros tomou posse em janeiro de 1961 e formou um ministério conservador, cujos membros ele escolheu entre seus partidários. Ele assumiu a liderança do país, que enfrentava uma séria crise financeira: inflação alta, déficit na balança de pagamentos e o crescimento da dívida externa. Para enfrentar estes problemas, ele criou uma política anti-inflacionária ao restringir créditos, congelar salários e incentivar a exportação. Entretanto, ao adotar tais políticas, ele sofreu pressão e oposição de quase todos os setores sociais.

Inicialmente, Jânio Quadros contava com uma base de apoio favorável, mas ele rapidamente criou atritos com seus colaboradores. O presidente tinha um temperamento instável e era avesso à conciliação. Jânio despertou a oposição do Poder Legislativo; ao mesmo tempo, os sindicalistas protestavam contra as medidas adotadas para combater a inflação – a desvalorização artificial do cruzeiro e o congelamento de salários. Em meio a esses graves problemas, Jânio Quadros dedicava-se a resolver assuntos de pouca importância; ele lutava para proibir brigas de galo, o uso de biquínis nas praias e de maiôs nos concursos de beleza.

O Ministro das Relações Exteriores, Afonso Arinos, estabeleceu uma política externa que não agradou os Estados Unidos. O Brasil aproximou-se dos países socialistas com o objetivo de conseguir mais mercado para vender os produtos nacionais, e retomou as relações diplomáticas com a União Soviética. Enquanto os Estados Unidos organizavam a invasão da ilha de Cuba, que desde 1959 estava sob a influência soviética, o presidente brasileiro, em agosto de 1961, condecorava Ernesto “Che” Guevara – um dos líderes da revolução comunista cubana – com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Tais atitudes preocuparam os Estados Unidos e as classes dominantes da sociedade brasileira; a oposição ao governo de Jânio continuava a crescer.     ;) ESPERO TER AJUDADO!



netolaignier456: Ajudou sim, vlw!
Perguntas interessantes