principais ácidos e suas aplicações? podem ajudar
Soluções para a tarefa
Os ácidos inorgânicos são substâncias químicas que apresentam diversas aplicações no nosso cotidiano, seja de forma direta, como na ação do ácido clorídrico na digestão de alimentos, seja de forma indireta, como na utilização do ácido sulfúrico na produção de papel.
As aplicações dos ácidos são muito variadas, principalmente pela grande variedade de ácidos existentes. Assim, um determinado ácido, que é utilizado para uma aplicação, não é usado para desempenhar a função de outro ácido.
Ácido clorídrico (HCl)
Ácido utilizado na limpeza de peças metálicas e como importante reagente laboratorial.
Ácido fluorídrico (HF)
Ácido utilizado para fazer marcações e gravações no vidro e no aço, já que causa corrosão nesses tipos de material.
Ácido sulfúrico (H2SO4)
Ácido de extrema importância, principalmente industrial, para a produção de diversos materiais, como baterias de automóvel, corantes, tintas, explosivos, papel e fertilizantes.
Ácido nítrico (HNO3)
Ácido bastante utilizado na fabricação de explosivos, principalmente o TNT e a nitroglicerina, fertilizantes agrícolas e salitre (sal formado a partir do ácido nítrico).
Ácido cianídrico (HCN)
É um ácido utilizado na produção de plásticos, corantes, pesticidas e fertilizantes. Por ser encontrado na forma de um gás, esse ácido já foi usado para executar pessoas em câmaras de gás durante a Segunda Guerra Mundial, marcando a história pelo grande número de mortos, o que ficou conhecido como Holocausto
Ácido carbônico (H2CO3)
Ácido utilizado na produção de água mineral gaseificada e dos refrigerantes, sendo fundamental no realce de sabor e aparência.
As bolhas formadas em um refrigerante são proveniente do H2CO3
As bolhas formadas em um refrigerante são proveniente do H2CO3
Ácido sulfídrico (H2S)
Ácido bastante utilizado em laboratórios de análises quantitativas, é fundamental na precipitação de metais, principalmente os denominados metais pesados.
Observação: Os metais pesados apresentam elevadas massas atômicas e capacidade de serem absorvidos por organismos vivos.
Ácido clórico (HClO3)
Na forma de solução, esse ácido é capaz de oxidar madeira. Sua maior utilização, porém, é na produção de sais denominados cloratos, os quais são empregados na produção de fogos de artifício, fósforos de segurança, produção de gás oxigênio e pastilhas para garganta.
Alguns fogos de artifício são produzidos com o ácido clórico
Alguns fogos de artifício são produzidos com o ácido clórico
Ácido crômico (H2CrO4)
Ácido utilizado na limpeza de vidrarias de laboratório, na cromação (cobertura com cromo) de peças metálicas, na produção de vidros e cerâmicas e na formação de sais de cromo, muito utilizados como reagentes em laboratório.
Ácido perclórico (HClO4)
Ácido utilizado na fabricação de explosivos, herbicidas, na precipitação de mucoproteínas (presentes no sangue ou em líquidos sinoviais) e em análises clínicas laboratoriais.